iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

26/09 - 11:53

Fortaleza tenta se afastar do perigo desafiando momento do Vila

O time precisará vencer ninguém menos que o Vila Nova, atual vice-líder da competição, em partida no Serra Dourada

Gazeta Esportiva

RECIFE - O Fortaleza tem uma missão importante nesta sexta-feira: manter-se fora da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, para tal, o time precisará vencer ninguém menos que o Vila Nova, atual vice-líder da competição, em partida no Serra Dourada, onde os goianos não perdem desde o Campeonato Goiano.

O jogo é válido pela 28ª rodada da competição e começa às 20h30 (horário de Brasília).

Os cearenses ocupam a 13ª colocação, somando 30 pontos. Se a posição é discreta, a situação não é tanto, uma vez que a equipe tem apenas um ponto de vantagem para o primeiro time na zona de rebaixamento – o Gama é 17º, com 29 pontos. Como o Fortaleza escapou das quatro últimas posições exatamente na última rodada, quando venceu o ABC-RN fora de casa por 4 a 1, a possibilidade de voltar a descer degraus é bastante indesejada.

A fase não é das piores, com duas vitórias e um empate nos três últimos jogos e a melhor posição desde o final do primeiro turno. Mesmo assim, o técnico Heriberto da Cunha tenta manter o time concentrado. “Fugimos da zona (de rebaixamento), mas queremos mais. Temos outro jogo difícil na sexta-feira contra o Vila Nova e já estamos focados”, afirmou Heriberto, que deve promover mudanças na escalação.

O meia Paulo Isidoro é a principal baixa do Tricolor de Aço – por até seis semanas. O experiente jogador passou por uma artroscopia nesta quinta-feira e pode adiar seu retorno aos gramados para 2009. Além disso, o lateral Michel, o zagueiro Preto e o meia Simão seguem aos cuidados do departamento médico e só terão suas escalações decididas momentos antes do jogo. Em compensação, o volante Rogério e o meia Rodrigo foram relacionados e são opções.

No Vila Nova, o objetivo é manter a calma na reta final da Série B. O time ocupa uma vaga entre os quatro primeiros colocados ao longo de todo o segundo turno, e não quer deixar escapar a chance de voltar a jogar a Série A. Com 48 pontos, o Vila é o vice-líder da competição, com cinco vitórias e um empate nos oito últimos jogos. O problema é que as duas derrotas vieram nos quatro últimos compromissos, contra América-RN (5 a 1) e Juventude (4 a 3), em período em que a única vitória foi contra o Avaí (1 a 0).

“Conversamos muito depois da derrota para o Juventude. O mais importante é o lado emocional. Não podemos perder o foco”, afirma o zagueiro Carlinhos, segundo o jornal Diário da Manhã. “Cada jogo é uma guerra. Vamos tentar manter nossa invencibilidade no Serra Dourada”, reforça o goleiro Max, lembrando que a equipe ainda não perdeu em casa – em 13 jogos, foram 10 vitórias (inclusive sobre o líder Corinthians) e apenas três empates.

Para tentar manter a invencibilidade colorada em casa, o técnico Givanildo de Oliveira deve promover duas mudanças na escalação. Como o volante Alisson cumpre suspensão com o terceiro cartão amarelo, Guilherme deve começar jogando. No ataque, Pedro Júnior também acumulou advertências e é baixa, mas ainda não é certo que Wando entre em seu lugar. O jogador ainda se recupera de uma contratura muscular na coxa esquerda que o tirou do empate por 1 a 1 com o Criciúma, e pode ceder a Bruno Batata a vaga de companheiro de Túlio Maravilha – artilheiro da Série B com 20 gols.

FICHA TÉCNICA
VILA NOVA X FORTALEZA

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 26 de setembro de 2008, sexta-feira
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ)
Assistentes: Ricardo Ferreira de Almeida (RJ) e Renato Vieira (DF)

VILA NOVA: Max; Osmar, Valença, Carlinhos e Fernandinho; Heleno, Guilherme, Reinaldo e Alex Oliveira; Wando (Bruno Batata) e Túlio Maravilha
Técnico: Givanildo de Oliveira

FORTALEZA: Tiago Cardoso; Michel, Gaúcho, Preto (Bruno Costa) e Chiquinho; Erandir, Tiago Almeida, Josimar e Simão (Zé Eduardo); Adailton e Bambam
Técnico: Heriberto da Cunha


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar