iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/09 - 15:16

Corinthians lança documentário inspirado em sua torcida
O lançamento do "Fiel", título do filme, está previsto para acontecer entre os meses de fevereiro e março de 2009

Redação iG Esporte com agências

SÃO PAULO - Enquanto os jogadores e o técnico Mano Menezes adotam a cautela e afirmam que o acesso à Série A ainda não está garantido, a diretoria do Corinthians lançou nesta quinta-feira, no auditório do Parque São Jorge, o filme “Fiel”, que terá como foco central o rebaixamento em 2007 e o retorno à Série A neste ano, tudo isso contado principalmente na visão dos torcedores.

A previsão de lançamento do filme é entre fevereiro e março de 2009. “Nossa intenção é mostrar para o Brasil e para o mundo que a nossa torcida é diferente”, afirmou o presidente do clube, Andrés Sanchez. Para isso, a equipe de produtores do documentário contará apenas com corintianos, inclusive o apresentador Serginho Groisman e o escritor Marcelo Rubens Paiva nas funções de roteiristas.

Principal homenageado com o projeto, o corintiano poderá participar ativamente da produção do filme. Nesta quinta-feira, entrou no ar o site oficial do longa-metragem (veja mais detalhes abaixo), no qual os torcedores poderão enviar vídeos e depoimentos que serão avaliados e poderão entrar no filme. Além disso, também escolherão a capa do futuro DVD e do pôster do filme através de votação na página eletrônica.

O presidente do Corinthians, roteiristas e produtores reunidos no Parque São Jorge

“Vamos fazer uma filtragem deste material de nossos torcedores para colocar no filme. Não há um narrador contando a história, são os próprios torcedores que contarão. Não podemos deixar a torcida de lado e colocar apenas o nosso ponto de vista. Contamos com a torcida e acredito que receberemos muitas histórias interessantes, sobre os momentos de tragédia e alegria nestes dois anos”, explicou Groisman.

Além dos depoimentos da torcida, está nos planos dos roteiristas escutar jogadores do atual elenco, assim como alguns que participaram da campanha que culminou no descenso. 'Se faltarem algumas coisas, será apenas pelo critério', afirmou Groisman ao ser questionado sobre a possibilidade de algum material ser censurado.

Marcelo Rubens Paiva foi mais longe e disse considerar importante a presença de momentos turbulentos do clube no documentário, como o membro da organizada que se escondeu no ônibus do Corinthians e tentou agredir jogadores após o empate contra o Grêmio que selou o rebaixamento, assim como os outros torcedores que tentaram invadir os vestiários.

Na apresentação do projeto, os produtores do filme não entraram no clima da equipe e já deram o acesso como garantido. Afinal, faltando 11 rodadas para o término da Segundona, o Corinthians lidera a competição com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado e 16 para o primeiro rival fora do G-4. “O mais interessante é que não sabemos ainda como a torcida lidará com este título”, deixou escapar Andrea Pasquini, diretora do “Fiel”.

Questionado sobre o fato de o lançamento do filme passar a impressão de que a diretoria já dá como certa a volta à Série A, Andrés Sanchez desconversou. “Desde o início do ano o nosso objetivo, nossa obrigação era subir. Todos esperavam mais dificuldades, mas graças ao trabalho dos jogadores e da comissão técnica estamos tendo esta tranqüilidade”, tentou se explicar o presidente corintiano.

“Fiel” é um produto oficial licenciado do Corinthians, que receberá parte da receita do filme e não gastará no orçamento do projeto. “Estamos ainda no início das filmagens e é difícil falar em valores. Tudo está sendo captado por lei de incentivo e estamos buscando mais patrocinadores”, afirmou Andrea Pasquini.

A “G7 Cinema” será a encarregada pelo filme. A produtora tem experiência em obras de futebol e lançou recentemente 'Inacreditável - A batalha dos Aflitos', sobre o jogo histórico do Grêmio na Série B de 2005, e 'Gigante - Como o Inter conquistou o mundo', que relata o do Internacional no Japão em 2006.

Confira todos os detalhes do filme “Fiel”:

Site: www.filmefiel.com.br
Produção: G7 Cinema
Direção: Andrea Pasquini
Roteiro: Serginho Groisman e Marcelo Rubens Paiva
Produtor: Gustavo Ioschpe
Direção musical: Ruriá Duprat
Direção artística da parte musical: Carlos Rennó
Patrocínio: Suzano Papel e Celulose
Lançamento nos cinemas: entre fevereiro e março de 2009

(Com Gazeta Esportiva)


Leia mais sobre: Corinthians Filme Fiel



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar