iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/09 - 00:09

Botafogo perde na Colômbia e precisa vencer por dois gols
Time vai necessitar de uma vitória por dois gols de diferença na partida de volta no Engenhão para conseguir a classificação

Gazeta Esportiva

CALI (Colômbia) - O Botafogo foi derrotado pelo América de Cáli por 1 a 0 em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Estádio Pascual Guerreiro, em Cali, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-americana. Com o resultado, o time colombiano vai precisar apenas de um empate para garantir a classificação para a próxima fase da competição.

Já o Botafogo vai necessitar de uma vitória por dois gols de diferença na partida de volta no Engenhão para conseguir a classificação. O placar de 1 a 0 a favor do Botafogo leva a decisão para os pênaltis.

O resultado foi justo porque o Botafogo teve uma atuação muito ruim, com jogadores como Jorge Henrique e Lúcio Flávio inteiramente apagados. Foi a terceira derrota consecutiva sofrida pelo Botafogo, que já havia perdido para Internacional e Portuguesa pelo Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, o Alvinegro enfrentará o Fluminense no clássico carioca que será disputada no Engenhão.

O primeiro tempo foi truncado e quase sem lances de emoção. Apoiado por sua entusiasmada torcida, o América partiu para imprensar o Botafogo que tinha muita dificuldade em se organizar ofensivamente. E o Botafogo até que deu a impressão de que iria se impor na partida.

Aos dois minutos, Welington Paulista fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro na frente do gol, mas ninguém aproveitou. O América pressionava com muita disposição e pouca técnica. Cortés recebeu de Ramos e bateu prensado, a bola bateu no chão e ia encobrindo Castillo que praticou uma linda defesa mandando a bola para escanteio.

O América se animou e o Botafogo não conseguia trocar três passes seguidos. O goleiro alvinegro voltou a aparecer bem tirando a bola da área de soco quando o time da casa pressionava.

O Botafogo seguia com dificuldades para trocar bolas, apelava para os chutões e cometia muitas faltas para bloquear as investidas americanas. Aos 34 minutos, Valencia bate falta da direita e Valdéz cabeceia com perigo. Dois minutos depois, González tenta surpreender Castillo que estava adiantado, mas o goleiro do Botafogo desvia a bola para escanteio.

Nos minutos finais, o América reduziu seu ritmo e o Botafogo continuou cometendo erros de passe, principalmente através de Jorge Henrique e Lúcio Flávio que não conseguiam se encontrar. Essas falhas tornaram o final do primeiro tempo bastante monótono.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com sua marcação mais adiantada, não dando liberdade aos colombianos para sair jogando com a bola dominada. E aos seis minutos , em cobrança de falta ensaiada, o time carioca quase chega ao primeiro gol mas Carlos Alberto errou a cabeçada quando estava livre na pequena área.

A resposta do América foi imediata e obrigou Castillo a fazer outra boa defesa. Aos 10 minutos, André Luís derrubou Cortés na entrada da grande área em falta muito perigosa. Valencia cobrou com violência e acertou o travessão do Botafogo.

O time carioca seguia no ataque e voltou a criar outra boa oportunidade aos 20 minutos em chute forte de Lúcio Flávio que o goleiro colombiano defendeu com segurança. Aos 27 minutos, o América marcou seu gol através de Ramos que aproveitou uma bola cruzada na área alvinegra e a indecisão dos zagueiros brasileiros para colocar a bola nas redes.

Já na base do desespero, Ney Franco trocou o ineficiente Jorge Henrique pelo meio Lucas Silva numa tentativa de dar mais força ao ataque. Só que o América recuou para defender o resultado e não correu mais riscos até o final da partida.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-COL 1 X 0 BOTAFOGO  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Estádio Pascual Guerrero, em Cali (Colômbia)
Data: 24 de setembro de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Víctor Hugo Rivera (Peru)
Assistentes: Luis Abadie (Peru) e Jhonny Bossio (Peru)
Cartões amarelos: Cortés(América); Túlio, Triguinho, André Luís(Botafogo)
Gol: AMÉRICA: Ramos aos 27 minutos do segundo tempo

AMÉRICA: Adrián Berbia, José Vélez, Tavima e Carlos Valdez (Velandia); Jaime Córdoba, Gonzalez, Jairo Valencia, César Arango (Moreno), Víctor Cortés e Parra; Adrián Ramos
Técnico: Diego Umaña

BOTAFOGO: Castillo, Thiaguinho (Alessandro), Renato Silva, André Luis e Triguinho (Zé Carlos) Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique (Lucas Silva) e Wellington Paulista
Técnico: Ney Franco


Leia mais sobre: Botafogo Copa Sul-Americana



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


EFE

Em desvantagem
Fogão está em situação complicada para a partida de volta, tendo que vencer por dois gols de diferença

Topo
[x] fechar