iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

21/09 - 20:08

Palmeiras vence o Vasco e fica a um ponto do Grêmio

Vitória por 2 a 0 foi construída com gols do meia Diego Souza e do atacante Alex Mineiro

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - O Palmeiras está a um ponto da liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite em que o goleiro Marcos completou 400 jogos pelo clube, neste domingo, no Palestra Itália, a equipe de Vanderlei Luxemburgo derrotou o Vasco por 2 a 0 e ficou ainda mais próxima do Grêmio (que só empatou por 0 a 0 com o Atlético-PR) na tabela de classificação. Diego Souza e Alex Mineiro marcaram os gols da vitória. Veja os gols no player ao lado>>

Com 49 pontos ganhos contra 50 do Grêmio, o Palmeiras soma quase o dobro do Vasco, adversário que eliminou da Copa Sul-americana durante a semana. O time carioca tem 26 e continua na zona de rebaixamento após a reestréia do técnico Renato Gaúcho. No próximo domingo, fará confronto direto com o Ipatinga, novamente fora de casa, enquanto a equipe paulista visitará o Náutico.

O jogo 
“São poucos jogos, apesar do muito tempo de clube que tenho. Mas é uma marca conquistada com muito sacrifício”, agradeceu Marcos, ao receber homenagem pelas 400 partidas a serviço do Palmeiras. No primeiro tempo do jogo deste domingo, porém, não havia por que sofrer. A equipe fez jus à inscrição “Defesa que ninguém passa” na bandeira que tremulara no gramado antes da partida, com a caricatura do goleiro estampada.

O sacrifício estava do lado do novato e estreante Rafael, do Vasco. Enquanto Marcos apenas assistiu à partida durante boa parte da primeira etapa, seu colega de posição viu Diego Souza invadir a área livre de marcação e chutar cruzado logo aos três minutos, mas para fora. Pouco depois, Sandro Silva fez bela finta no meio-campo e lançou Kléber. Sozinho na área, o atacante finalizou em cima do goleiro.

Pelo Vasco, a estratégia era combater a falta de criatividade da equipe com lançamentos de longa distância e jogadas de linha de fundo. Não era suficiente. Ídolo das duas torcidas, Edmundo só fazia a alegria dos palmeirenses com conclusões tortas. Marcos agarrou dois cruzamentos com facilidade. Bateu-roupa em um chute de longa distância e defendeu em seguida. Sem nenhum sacrifício.

Aos 25 minutos, o Palmeiras transformou a superioridade em campo em vantagem no placar. Diego Souza aproveitou que a defesa do Vasco deixou a área para colocá-lo em posição irregular, sem sucesso, e chutou no ângulo: 1 a 0. Festa dos palmeirenses no Palestra Itália, que nem se importaram quando a equipe diminuiu o ritmo. O crítico atacante Leandro Amaral ficou ligeiramente satisfeito com o desempenho dos cariocas: “Jogamos bem”.

Se fosse sobre o início do segundo tempo, a análise de Leandro Amaral seria válida. Sem alterações, o Vasco finalmente exigiu que Marcos trabalhasse. O goleiro defendeu uma cabeçada à queima-roupa de Eduardo Luiz aos três minutos. E Edmundo começou a se movimentar mais e melhorou a pontaria nas conclusões. Não satisfeito, Renato Gaúcho trocou Marquinho pelo ex-palmeirense Pedrinho. Já Wanderley Luxemburgo reforçou a marcação com Pierre no lugar de Léo Lima.

Embora o Palmeiras tivesse voltado a ser perigoso quando atacava, o Vasco continuou mais ofensivo. Só não contava com a expulsão de André, que cometeu falta dura aos 31 minutos e diminuiu as esperanças da equipe carioca.

Com espaços para atacar, o time da casa fechou o placar aos 38 minutos. Leandro cruzou da esquerda, e Alex Mineiro completou para as redes. Era o que faltava para a torcida cantar e vibrar até o final do jogo. Ao Vasco, restaram os gritos de “Segunda Divisão”.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 VASCO  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 21 de setembro de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Público: 22.944 pagantes
Renda: R$ 625.047,50
Cartões amarelos: Sandro Silva e Jumar (Palmeiras); Victor (Vasco)
Cartão vermelho: André (Vasco)
Gols: PALMEIRAS: Diego Souza, aos 25 minutos do primeiro tempo; Alex Mineiro, aos 38 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Marcos; Gladstone, Martinez e Maurício; Élder Granja (Jumar), Sandro Silva, Léo Lima (Pierre), Diego Souza (Evandro) e Leandro; Alex Mineiro e Kléber
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VASCO: Rafael, Vílson, Eduardo Luiz e André; Marquinho (Pedrinho), Victor (Abubakar), Madson, Alex Teixeira e Johnny; Leandro Amaral e Edmundo
Técnico: Renato Gaúcho


Leia mais sobre: Palmeiras Vasco Brasileirão



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar