iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

20/09 - 10:14

Galo e Timbu jogam procurando conforto na tabela
Quem vencer neste sábado consegue uma distância bastante confortável da zona de rebaixamento

Gazeta Esportiva

BELO HORIZONTE - Atlético-MG e Náutico fazem, neste sábado, a partir dos 18h20 (de Brasília), um duelo importante para a metade de baixo da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Galo é o 12º com 30 pontos, contra 29 do Timbu, que é 13º. Quem vencer consegue uma distância bastante confortável da zona de rebaixamento e pode pensar na vaga para a Copa Sul-Americana, assegurada a quem terminar em 12º.

Em Belo Horizonte, a crise alvinegra parece não ter fim. O presidente Ziza Valadares se entregou às fortes pressões que vinha sofrendo nos últimos meses e renunciou ao cargo. Ao anunciar sua decisão, ele insinuou que o movimento para tirá-lo do cargo, que teve a participação de torcidas organizadas, teria sido “orquestrado” por um de seus vice-presidentes, que lhe fazia oposição.

Agora, resta saber qual será a reação da torcida nas arquibancadas. De bronca com o cartola, muitas organizadas boicotaram os jogos do time, com vários tipos de protestos contra a diretoria, dentro e fora do Mineirão. Quanto ao torcedor comum, há pelo menos um estímulo para ir ao estádio: o preço promocional de cinco reais por cadeiras no anel superior.

Crise política à parte, o principal negócio do clube é o futebol, que não pretende ser atingido neste furacão. “Se nós jogadores fizermos nossa parte, vencendo os jogos, as coisas vão andar positivamente. Sabemos que a situação do Ziza foi se complicando devido aos maus resultados do time”, reconhece o atacante Marques, dizendo que a política do clube deve ficar apenas na sede administrativa, que é bastante longe do centro de treinamentos.

O veterano, aliás, pode ser uma das novidades para o jogo deste sábado. Assim como Petkovic, ele está recuperado de contusão, e um dos dois entra na equipe, substituindo Jael, por opção do treinador. Caso o sérvio seja o escolhido, Lenílson atua como atacante. Há ainda mais uma mudança por escolha técnica de Marcelo Oliveira. Na lateral esquerda, César Prates entra no lugar de Calisto.

Já o Náutico chega animado e aliviado pela vitória do último domingo. O 3 a 1 sobre o Vasco foi o segundo triunfo alvirrubro fora de Pernambuco e deu três pontos importantíssimos. Caso tivesse perdido esta partida, o time estaria hoje, mais uma vez, dentro da zona de rebaixamento.

O Timbu deve manter a base da última partida, repetindo a fórmula em busca de vencer mais um adversário direto, jogando no sudeste do país. Roberto Fernandes arma a equipe no 3-5-2 e só há uma possibilidade de mudança em relação ao time do último domingo: a entrada de Alceu no lugar de Ticão.

Este jogo está sendo encarado como especial pelo goleiro Eduardo, já que é o seu 100º pelo clube dos Aflitos. “Estou muito feliz por conseguir atingir uma marca tão importante como essa no Náutico. Será o jogo que marcará a volta por cima do clube e a minha em especial, pois fui bastante criticado há algumas rodadas. Existe também o fato de jogar contra o Atlético, clube com o qual tive alguns problemas em minha saída”, desabafa.

Eduardo defendeu o Atlético-MG de 2002 a 2004. Ele deixou o Galo quando cumpria uma suspensão de 120 dias após uma briga com o zagueiro Cris, então no Cruzeiro, na final do Mineiro de 2004.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X NÁUTICO

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de setembro de 2008, sábado
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Anderson José Coelho (SP)

ATLÉTICO-MG: Édson; Mariano, Marcos, Vinícius e César Prates; Rafael Miranda, Serginho, Márcio Araújo e Petkovic (Marques); Lenílson e Renan Oliveira
Técnico: Marcelo Oliveira

NÁUTICO: Eduardo; Adriano, Vágner e Everaldo; Ruy, Ticão (Alceu), Derley, Valdeir e Alessandro; Clodoaldo e Kuki
Técnico: Roberto Fernandes


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias