iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

19/09 - 15:01

Montenegro ganha apoio de Bebeto e sai pela situação do Botafogo

Presidente do clube e membros da atual diretoria irão apoiar Montenegro, que dirigiu o clube entre 1994 e 1996

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Está desfeito o mistério em relação ao candidato apoiado pelo presidente Bebeto de Freitas na eleição do Botafogo, que acontecerá na sede de General Severiano em 27 de novembro. Como já era esperado, uma reunião na noite de quinta-feira definiu que Carlos Augusto Montenegro será o concorrente pela situação.

Carlos Augusto Montenegro foi presidente do Bota entre 1994 e 1996, sendo responsável direto por formar o time campeão brasileiro de 1995. Atualmente, ele era colaborador do departamento de futebol, mas desde o início da década de 90 ele participa ativamente da vida política do clube.

Ao lado de Bebeto, lutou para que o clube recuperasse a sede de General Severiano, perdida nos anos 60. Apesar disso, os dois chegaram a trocar farpas pela imprensa no início do trabalho de Bebeto, mas foram afinando os discursos aos poucos, o que trouxe tranqüilidade ao Glorioso.

A chapa conta com o apoio de quase todos os membros da atual diretoria, como o vice-presidente Cláudio Good, de Ricardo Rotemberg (vice-presidente de futebol) e de figuras que colaboram com o clube mesmo sem cargo fixo, como o empresário Manoel Renha e o deputado estadual João Pedro Figueira (DEM-RJ) – este último, fundamental para que o clube conquistasse o direito de administrar o Engenhão.

Porém, dificilmente Montenegro será candidato único. O Movimento Carlito Rocha vai se reunir na próxima semana para definir se vai lançar uma candidatura ou se adotará uma postura neutra em relação ao pleito. O apoio a Montenegro dificilmente será dado, pois o lançamento de seu nome não contou com a participação do Movimento, que se sentiu desprestigiado por Bebeto, que sempre contou com o apoio do grupo.

Apesar disso, o Movimento Carlito Rocha, que sequer quis participar da reunião de quinta-feira, divulgou nota dizendo que o fato não gera um rompimento com a atual diretoria e que o grupo estará sempre trabalhando para o bem do Bota. Se decidir lançar um candidato, o nome mais cotado é o de Marcos Portella, que foi vice-presidente geral no primeiro mandato de Bebeto. “Vamos nos reunir nos próximos dias e ver qual postura será adotada. Ainda é cedo para falarmos qualquer coisa sobre a nossa participação nesta eleição”, explicou Portella.

Já a oposição também trabalha para lançar um nome, pois apenas Manoel Renha e Cláudio Good seriam capazes de unir todas as correntes do clube – ambos declinaram da idéia. Dessa maneira, os oposicionistas devem lançar o nome de Antônio Carlos Mantuano, candidato derrotado por Bebeto de Freitas no pleito passado, e que conta com o apoio de ex-presidentes como José Luiz Rolim e Mauro Ney Palmeiro.

Mesmo com a possibilidade de concorrer com dois candidatos Montenegro está tranqüilo pelo fato de contar com o apoio de Bebeto de Freitas. O dirigente, que assegurou não ter exigido o cargo, ironizou as críticas sobre a sua candidatura.

“Acho engraçado que há pouco tempo ninguém queria ser o candidato, mas quando lancei meu nome, apareceram vários outros. Não me preocupo com cargo, pois se fosse assim não teria ficado tanto tempo apenas como colaborador, sem cargo definido. O Botafogo precisa de pessoas para ajudar o clube e não para dividir”, disse Montenegro, que foi além e elogiou o mandato de Bebeto.

“Sou o candidato de situação porque meu objetivo é dar continuidade a todo esse belo trabalho que o Bebeto vem realizando no clube, mas vou respeitar qualquer candidatura que seja lançada, pois isso faz parte do processo democrático”, completou o candidato.

A eleição do dia 27 de novembro acontecerá entre 9 e as 21 horas (horário de Brasília). Cerca de 1.150 sócios estão habilitados para votar. As chapas deverão ser inscritas no Botafogo até o início de outubro


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar