iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/09 - 20:32

Objetivos distintos marcam encontro entre Fortaleza e Juventude
O Juventude ainda quer voltar à Primeira Divisão. O Fortaleza não quer encarar a Série C em 2009

Gazeta Esportiva

FORTALEZA E CAXIAS DO SUL - Com objetivos bem distintos, os dois clubes se enfrentam, pela 25ª rodada da Série B, nesta terça-feira e precisam desesperadamente vencer na capital cearense. Os gaúchos entram em campo às 21h45 (de Brasília), para tentarem sua segunda vitória consecutiva, enquanto o Leão contará com o apoio da torcida no Estádio Castelão para quebrar uma série de quatro derrotas.

A vitória por 3 a 0 sobre o ABC, na última rodada, trouxe novo ânimo aos gaúchos, agora a oito pontos do quarto colocado. A atuação no segundo tempo agradou tanto ao técnico Ivo Wortmann, que ele escalará para enfrentar o Fortaleza os 11 jogadores que terminaram a partida de sexta-feira. Com isso, Abedi entra no lugar de Bruno no meio campo. E Maycon assume a vaga de Ivo. Porém, essa segunda mudança não é técnica, já que Ivo, com um problema no ombro, está fora de combate. Quem retorna de lesão é o volante Walker, que ficará no banco de reservas.

'Precisamos dar seqüência a essa recuperação e continuar vencendo para termos chance de alcançar a turma de cima”, ordenou o técnico Ivo Wortmann, atendido prontamente pelo zagueiro Derley. “Temos que manter a regularidade. Faz tempo que não conseguimos isso. Mesmo jogando fora temos que nos concentrar ao máximo para atingirmos o resultado positivo. Teoricamente empatar seria bom, mas na situação que nos encontramos, temos que jogar fora e trazer o resultado positivo”, opinou.

A partida servirá para Abedi se firmar como homem de confiança do treinador. Após ter estreado fazendo gol diante do Paraná, em 12 de julho, o meia teve desempenhos irregulares. O jogador, que marcou duas vezes diante do ABC, espera voltar a balançar as redes com mais freqüência. “Venho trabalhando para isso. E tento manter a tranqüilidade para não me precipitar quando surge uma chance”, explicou.

A derrota por 2 a 1, de virada e nos acréscimos, para o Avaí na sexta-feira deixou o elenco do Fortaleza cabisbaixo. Não bastasse isso, não faltam problemas para o técnico Heriberto da Cunha montar o time. Estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo o volante Erandir e o atacante Adailton, que será substituído por Pedro Henrique. A lista de lesionados é maior ainda. Ela conta com os experientes atacantes Paulo Isidoro e Mazinho Lima, o volante Leandro e os zagueiros Vítor e Juninho.

Porém, nem tudo é problema. Dois jogadores farão sua estréia pelo Leão, o zagueiro Bruno Costa e o volante Josimar. Sem saber o resultado do julgamento do zagueiro Preto no STJD – marcado para esta segunda-feira – Heriberto da Cunha matem a dúvida na defesa entre Preto e Gaúcho.

Mesmo vencendo, dificilmente o clube cearense, que ocupa a 18ª colocação com 23 pontos, saíra da zona de rebaixamento. O Leão está a três do Criciúma, primeira equipe a safar-se da degola. Porém, o saldo dos catarinenses é de -4, e o do Fortaleza é -9. Além de vencer bem, será preciso torcer para que o Tigre seja derrotado em casa pelo ABC por uma boa diferença de gols. A projeção feita pela direção é que são necessários 43 pontos para não correr risco de disputar a Terceirona em 2009.

Pressionado pelo presidente Lúcio Bonfim, o técnico Heriberto da Cunha procurou justificar os quatro últimos fracassos para amenizar a pressão que carrega sobre seus ombros.

Três desses jogos foram fora de casa. Perdemos no Castelão para o Corinthians, mas foi para o líder, que tem ganho tanto dentro quanto fora dos seus domínios”.

FICHA TÉCNICA:
FORTALEZA X JUVENTUDE

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 16 de setembro de 2008, terça-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wágner Reway (MT)
Assistentes: José da Silva Sobrinho e Ubiratan Bruno Viana (ambos do RN)

FORTALEZA: Tiago Cardoso; Simão, Bruno Costa, Preto (Gaúcho) e Chiquinho; Josimar, Rogério, Thiago Almeida e Rodrigo; Bambam e Pedro Henrique.
Técnico: Heriberto da Cunha

JUVENTUDE: Michel Alves; João Leonardo, Derley e Cris; Marcelo Costa, Juan Pérez, Lauro, Abedi e Egídio; Maycon e Mendes
Técnico:Ivo Wortmann

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar