iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

13/09 - 20:09

São Paulo x Flamengo: vale última chance para sonhar com título
O vencedor do confronto pode retornar ao grupo dos quatro melhores classificados já ao final desta rodada

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Um clássico do futebol brasileiro com caráter decisivo. São Paulo e Flamengo entram em campo neste domingo, às 16 horas, no Morumbi, em busca de uma vitória necessária para manter viva a expectativa de se aproximar do Grêmio para uma possível luta em relação ao título brasileiro. O vencedor do confronto pode retornar ao G-4 já ao final desta rodada.

Antes de a bola rolar, o clássico apresentou ingredientes de rivalidade. No Rio de Janeiro, o Flamengo pediu a presença de sua torcida em massa no Morumbi. Os cariocas esperam o apoio de 12 mil pessoas na casa do rival. Em resposta, o Tricolor deixou claro que acredita que seus torcedores serão maioria no estádio.

Sexto colocado, com 39 pontos, o São Paulo foi alvo de cobranças após atuações lamentáveis nos empates diante de Santos e Atlético-MG. O técnico Muricy Ramalho reuniu o elenco no final da semana passada e exigiu um desempenho melhor. O Tricolor já teme o risco de ficar fora da Libertadores-2009, algo que seria terrível para o planejamento da diretoria.

“Temos que fazer a nossa parte no domingo. Estamos esperando vencer novamente, ter uma seqüência positiva de resultados para voltar a ser o São Paulo de antes”, afirma o meio-campista Hugo, artilheiro do Tricolor no Campeonato Brasileiro com nove gols. “O São Paulo não está acostumado a jogar Copa do Brasil, ninguém quer isso”, emenda.

Após o empate diante do Galo, o Tricolor ganhou dez dias de treinos. Muricy Ramalho trabalhou todas as frentes de sua equipe: parte física, técnica e tática. O elenco fez um balanço positivo das atividades programadas pela comissão técnica e garante que a confiança está em alta para buscar a reabilitação.

“Podem esperar um São Paulo bem melhor no domingo, podem ter certeza. Não tínhamos todo esse tempo antes para treinar. Fizemos treinos específicos. Isso tudo nos ajuda, pelo fato de treinar situações de jogo, e o Muricy pôde analisar as opções para escalar a equipe”, ressalta o zagueiro André Dias.

No coletivo realizado na quinta-feira, Muricy Ramalho realizou alterações na escalação. Richarlyson e Júnior foram sacados do time para as entradas de Hernanes e Jorge Wagner. No ataque, Borges faria a dupla com André Lima, mas sofreu uma torção no tornozelo direito e é dúvida. Dagoberto é a opção.

A ordem no São Paulo é repetir a estratégia do primeiro turno, quando marcou 4 a 2 no adversário no Maracanã. Portanto, a equipe de Muricy Ramalho promete insistir nas jogadas pelas pontas, explorando as costas dos laterais Leonardo Moura e Juan, que apóiam bastante o ataque.

Novidade: No Flamengo, a ordem é apostar em um estreante para derrotar o São Paulo. Regularizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante Josiel está confirmado para formar a dupla de ataque com o experiente Marcelinho Paraíba.

O técnico Caio Júnior está confiança em ver um bom desempenho de seu “homem-gol”. “Sei que ele pode ser uma referência para o Flamengo daqui para frente. O importante é que passamos tranqüilidade ao jogador”, explica o treinador.

Com a estréia de Josiel, um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra, Obina, fica de fora até do banco de reservas no Morumbi. Caio Júnior encarou com naturalidade a ausência do atleta. “Infelizmente, não posso escalar todos os jogadores”, justifica.

Mesmo com um ponto de vantagem sobre o Tricolor na classificação, o Flamengo sabe que vai enfrentar um adversário de respeito. Portanto, promete respeito total ao atual bicampeão brasileiro. “Sabemos da capacidade de nosso elenco, mas também temos consciência de que o São Paulo conta com jogadores de imensa qualidade”, analisa o meio-campista Kléberson.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FLAMENGO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 14 de setembro de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS-Fifa)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA-Fifa) e Milton Otaviano dos Santos (RN-Fifa)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; André Dias, Miranda e Rodrigo; Zé Luis, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Borges) e André Lima
Técnico: Muricy Ramalho

FLAMENGO: Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Kleberson, Ibson, Everton e Juan; Marcelinho Paraíba e Josiel.
Técnico: Caio Júnior

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias