iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/09 - 18:28

Lenny ganha liberdade, mas Luxemburgo pede defesa 'inteligente'
"O Mineirão é um campo grande. Se você jogar em cima deles o tempo todo, já vai estar com a língua de fora com 15 minutos"

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - O técnico Wanderley Luxemburgo já tem praticamente pronto o time do Palmeiras que irá enfrentar o Cruzeiro neste domingo no Mineirão, em jogo às 16 horas (horário de Brasília) válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A exemplo do que aconteceu no dia anterior, o treinador palmeirense organizou o time no esquema 3-4-2-1 nesta sexta-feira, no último dia de trabalhos em São Paulo antes do embarque para a capital mineira.

Se não houver surpresas no final de semana, a escalação palmeirense para o jogo terá Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez; Élder Granja, Sandro Silva, Léo Lima e Leandro; Evandro e Diego Souza; Lenny. Com a disposição, Luxemburgo espera que o time dê mais liberdade para que Lenny crie – a ponto de os jogadores terem sido orientados nesta sexta-feira a não pedirem bola para o atacante na partida de domingo.

Mas enquanto dá liberdade para Lenny driblar na frente, o técnico do Palmeiras quer atenção de seu setor defensivo. Nos dois últimos dias, o treinador deu ênfase à defesa em seus treinamentos, pedindo aos jogadores para evitar o toque de bola e o contra-ataque rápido do Cruzeiro. Segundo Luxemburgo, o Palmeiras não pode se acomodar na saída de bola da equipe mineira.

“O Mineirão é um campo grande. Se você jogar em cima deles o tempo todo, já vai estar com a língua de fora com 15 minutos do segundo tempo. Tem que ser inteligente. Aprendi isso quando treinei o Cruzeiro”, alertou o comandante alviverde, que exerceu a função no Cruzeiro entre 2002 e o começo de 2004.

A partida vale a vice-liderança do Brasileirão aos dois times, e vem sendo encarada com a devida importância nos treinamentos do Palmeiras. Desde terça-feira, o elenco participou de coletivos diários – diferente do que acontece em semanas normais, quando Luxemburgo orienta apenas dois trabalhos do tipo. Desta vez, o treinador ainda aproveitou o trabalho para treinar a ligação entre defesa e ataque, de forma a tentar surpreender em Belo Horizonte.

Nesta sexta-feira, Marcos testou a reposição de bola, arriscando lançamentos diretos para que Diego Souza acionasse Lenny. Atrás, o treinador quer contar sempre com um homem a mais, especialmente quando Martinez subir como volante – neste caso, Leandro, Léo Lima ou Sandro Silva teriam a responsabilidade de fazer o terceiro zagueiro do esquema tático.

Cruzeiro e Palmeiras têm 43 pontos, mas os mineiros levam vantagem (e a vice-liderança) por terem melhor saldo de gols. O líder Grêmio tem 49 pontos, enquanto o Botafogo, quarto colocado, tem 42.


Leia mais sobre: Palmeiras campeonato brasileiro Luxemburgo



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar