iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/09 - 09:22

Juventude e ABC duelam para manter vivo o sonho da ascensão
Equipes estão no meio da tabela e precisam garantir os três pontos para pensarem na Série A do Brasileirão

Gazeta Esportiva

CAXIAS DO SUL - Para manter viva a esperança de disputar a Primeira Divisão em 2009, Juventude e ABC enfrentam-se na noite desta sexta-feira, às 20h30, em Caxias do Sul. Os dois clubes estão separados por dois pontos na tabela de classificação da Série B, e uma derrota nesta 24ª rodada pode por fim ao sonho de terminar o campeonato entre os quatro primeiros colocados.

Tentando voltar a ter uma seqüência de bons resultados, como ocorreu no início da competição, o técnico do Juventude, Ivo Wortmann, mudará o esquema tático. Sai o 4-4-2 para a entrada do 3-5-2, adotado pelo treinador nas suas duas passagens anteriores pelo clube.

Dez pontos distante do G-4, a papada espera que o time desencante e volte a vencer dentro do estádio Alfredo Jaconi. O Juventude não vence como mandante há três rodadas. O último triunfo foi sobre o Brasiliense por 2 a 0, em 8 de agosto. O confronto ainda marcará a partida de número 100 do goleiro Michel Alves pelo clube esmeraldino.

Para superar a seqüência de maus resultados diante da torcida, muitas estréias e muitos retornos acontecerão. Voltam de lesão o lateral-direito Elvis e o centroavante Mendes, artilheiro do clube na temporada. “Chegamos em um limite que não podemos perder mais. A obrigação de vencer é de todos. Temos que pensar em um adversário de cada vez para voltar às primeiras colocações, e o ABC é o primeiro destes adversários”, opinou o matador alviverde. O meia Xuxa segue fazendo reforço muscular e deve retornar ao time na terça, diante do Fortaleza.

Quatro jogadores podem vestir a camisa do Juventude pela primeira vez nesta sexta-feira. O centroavante Schwenk, que não disputa uma partida oficial há pelo menos um mês, deve aparecer ao lado de Mendes no setor ofensivo. Na retaguarda moram as principais dúvidas de Ivo Wortmann. Na última semana, desembarcaram na Serra gaúcha os zagueiros Wilson, ex Inter e São Paulo, João Leonardo, que estava no Atlético-PR, e do rival Caxias chegou Cris. Os dois últimos tiveram sua situação legal liberada na noite de quarta-feira e estão à disposição do treinador.

Durante a semana João Leonardo realizou trabalhos como volante e não há certeza onde ele será utilizado. Já Wilsão precisa de liberação do departamento físico, mas deve ficar no banco.

Pelo lado do ABC, o estreante da noite será o meia Fabiano Gadelha. Porém, o técnico Ferdinando Teixeira não poderá contar com o zagueiro Ben-Hur, suspenso. O defensor deverá ficar de fora da equipe por mais alguns dias, já que será submetido a uma cirurgia na mão direita. Durante os coletivos da semana, a equipe treinou dois esquemas diferentes: o 3-5-2 e o 4-4-2. Os titulares para a partida só serão definidos antes do time entrar em campo.

“Treinei a equipe nos dois esquemas, uma parte no 3-5-2 e outra no 4-4-2. Fiz alguns testes, promovi alterações, e só definirei o time que entrará em campo momentos antes da partida”, explicou Ferdinando Teixeira.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X ABC

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 12 de setembro de 2008, sexta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira (MT)
Assistentes: Rilmar Ribeiro Primo e Paulo César Silva (ambos do MT)

JUVENTUDE: Michel Alves, Derley, Cris e João Leonardo; Marcelo Costa (Elvis), Juan Perez, Lauro, Bruno e Egídio; Mendes e Schwenk (Ivo)
Técnico: Ivo Wortmann

ABC: Ranieri; Márcio Santos, Paulo César e Valnei (Jean Carioca); Luisinho Netto, Márcio Hahn, Jean Paraibano, Fabiano Gadelha (Leandro Sena) e Márcio Panda; Ivan e Warley
Técnico: Ferdinando Teixeira


Leia mais sobre: Série B Juventude ABC



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar