iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/09 - 21:44

Confiante, Atlético-MG 'visita' desesperado Ipatinga

O time quadricolor tem a vantagem de jogar em casa, mas o Vale do Aço é, historicamente, território alvinegro

Gazeta Esportiva

IPATINGA - O Ipatinga recebe, neste sábado, o Atlético-MG, em um dos jogos que abrem a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tigre amarga a lanterna há 14 rodadas e está a cinco pontos do Santos, último time fora da zona de rebaixamento. Já o Galo está em posição mais cômoda, porém decepcionante: é o 12º colocado, com 30 pontos. O confronto está programado para às 18h20 (horário de Brasília), no Ipatingão.

O time quadricolor tem a vantagem de jogar em casa, mas o Vale do Aço é, historicamente, território alvinegro – especialmente o estádio Ipatingão. O time já jogou lá 18 vezes (muitas delas como mandante, por não poder utilizar o Mineirão) e tem bom retrospecto: foram 11 vitórias, seis empates e uma derrota, justamente na última partida, quando o Ipatinga venceu por 1 a 0 no Campeonato Mineiro.

Mas a confiança atleticana não se baseia somente na superstição. De fato, há muitos torcedores alvinegros no Leste de Minas Gerais, que costumam marcar presença nas partidas realizadas na região. Este apoio contagia os jogadores, em especial os mais identificados com o clube, como o volante Rafael Miranda.

“Eu realmente gosto muito da cidade. Sempre que joguei lá, a casa estava cheia de torcedores atleticanos. Já tivemos a chance de fazer uma pré-temporada lá e fomos muito bem recebidos. Eu acredito que sábado o Ipatingão estará cheio de atleticanos”, apostou o jogador, conhecido como ‘Xodó da Vovó’.

Pela primeira vez nesta atual passagem pelo Galo, o técnico Marcelo Oliveira teve tempo para treinar a equipe. Anteriormente forçado a uma rotina de dois jogos por semana, o time teve dez dias a partir do jogo contra o São Paulo. Sem desfalques, o treinador aposta na mesma equipe da última rodada.

Repetição, aliás, é vista como a chave para a vitória. Marcelo Oliveira utilizou este período para treinar intensivamente, dando enfoque especial às finalizações, mas acertando também a defesa. “A repetição do movimento da situação de jogo é que vai automatizar e dar mais confiança ao atletas. Como nós temos esse intervalo durante a semana, naturalmente vamos repetir muito. Talvez a ausência disso tenha levado os jogadores a errar o tanto que vêm errando”, pregou.

Já no Ipatinga, a vida não é tão fácil assim. Além da situação incômoda na tabela, o time tem dois desfalques importantes. O lateral-esquerdo Beto e o volante Augusto Recife estão suspensos, forçando Márcio Bittencourt a mexer na equipe. O técnico ipatinguense teve ainda menos tempo de preparação, já que seu jogo contra o Náutico foi no último sábado.

Ex-jogador do Atlético, Xaves destaca dois desfalques alvinegros como trunfos do Ipatinga. “Realmente, temos de buscar os pontos, respeitando o Atlético, mas conscientes de que podemos vencer. Será ótimo sair vencedor e não podemos deixar de destacar que é bom enfrentar o adversário sem Petkovic e Marques, porque eles perdem dois jogadores talentosos e experientes”, pensou o volante.

FICHA TÉCNICA
IPATINGA X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 13 de setembro de 2008, sábado
Horário: 18h20 (horário de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo (Fifa-SC)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Rodrigo Otávio Baeta (MG)

IPATINGA: Fernando, Márcio Gabriel, Henrique, Gian e Barone; Paulinho Dias, Xaves, Leandro Salino e Luciano Mandi; Adeílson e Ferreira
Técnico: Márcio Bittencourt

ATLÉTICO-MG: Édson, Mariano, Marcos, Leandro Almeida e Calisto; Rafael Miranda, Serginho, Márcio Araújo e Lenílson; Renan Oliveira e Jael
Técnico: Marcelo Oliveira

Leia mais sobre: Atlético-MG Ipatinga



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar