iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

11/09 - 17:22

West Ham anuncia Gianfranco Zola como técnico
Ídolo do Chelsea como jogador, o italiano assinou contrato por três temporadas

Gazeta Esportiva

LONDRES (Inglaterra) - O West Ham confirmou nesta quinta-feira o nome de Gianfranco Zola como seu novo treinador. Ídolo do Chelsea como jogador, o italiano assinou contrato por três temporadas, e se tornou o primeiro profissional de fora da Grã-Bretanha a assumir o cargo nos Hammers .

Zola chegará ao Upton Park para substituir Alan Curbishley, que se demitiu no começo do mês. O italiano será apenas o 12º técnico do West Ham em toda a história do clube – ao mesmo tempo em que se torna o quinto a assumir o cargo em apenas sete anos.

Antes do italiano, o West Ham foi comandado por Syd King (1901-1932), Charlie Paynter (1932-1950), Ted Fenton (1950-1961), Ron Greenwood (1961-1974), Jon Lyall (1974-1989), Lou Macari (1989-1990), Billy Bonds (1990-1994), Harry Redknapp (1994-2001), Glenn Roeder (2001-2003), Alan Pardew (2003-2006) e Alan Curbishley (2006-2008). No final de semana, o time enfrenta o West Bromwich sob orientação de Kevin Keen, técnico das categorias de base.

Zola, que assiste o jogo de fora do campo, desembarca com um discurso entusiasmado. “Estou feliz por chegar aqui. É uma grande honra para mim”, disse o ex-atacante, com passagens marcantes também por Parma e Napoli. “Estou aqui para melhorar os jogadores e a equipe, individual e coletivamente. Quero usar toda minha experiência e conhecimento para ajudar os jogadores a se tornarem melhores”, prometeu.

Com apenas 42 anos, Zola rebateu as críticas de que seria jovem demais para o cargo. “Sei que não sou o treinador mais experiente, mas tenho idéias. Estou no futebol há mais de 20 anos. Sei do que estou falando, por isso espero dar algo a este clube”, afirmou, garantindo não ter problemas também por ter feito história em outro clube de Londres.

“Passei sete anos no Chelsea, e jamais me esquecerei disso. Mas tenho aqui a experiência com outro clube, como treinador. Espero que o primeiro ano aqui seja tão bom quando os sete que passei lá, e este será meu objetivo. Farei todo o possível para conseguir desenvolver meu trabalho”, completou.

O West Ham, quinto colocado do Campeonato Inglês, chegou a cogitar nomes como Steve Clarke (ex-auxiliar do Chelsea) e Pierluigi Casiraghi (técnico da seleção sub-21 da Itália) para a função. Será a primeira experiência de Zola, vice-campeão da Copa do Mundo de 94, como treinador de um time.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar