iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/09 - 16:31, atualizada às 23:21 10/09

Klose garante empate e coloca Alemanha na liderança do Grupo 4

O atacante do Bayern de Munique jogou com a tarja de capitão e marcou os três gols da seleção alemã no jogo

Gazeta Esportiva

HELSINKE (Finlândia) - A Alemanha sofreu, mas conseguiu assumir a liderança isolada do Grupo 4 das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010. Nesta quarta feira, jogando fora de casa pela segunda rodada da competição, os atuais vice-campeões europeus empataram por 3 a 3 com Finlândia, graças a três gols do atacante Miroslav Klose.

O resultado deixou os germânicos com quatro pontos, um a mais que Rússia e do País de Gales. Os russos – que também faziam sua primeira partida pelas eliminatórias – receberam os galeses em Moscou também nesta quarta e conseguiram a vitória por 2 a 1. Os finlandeses, que estreavam na competição, têm um ponto, e estão ao lado de Azerbaijão e Liechtenstein.

Apesar do favoritismo alemão, foi a Finlândia quem pressionou desde o começo. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Roman Emerenko lançou para Jonatan Johansson pela direita na entrada da área. O experiente camisa 16 aproveitou-se da bobeada da dupla Philipp Lahm e Heiko Westermann e bateu rasteiro, colocando por entre as pernas do goleiro Robert Enke.

Não demorou, porém, para que os germânicos conseguissem o empate. Seis minutos mais tarde, Klose recebeu lançamento semelhante de Piotr Trochowski, matou no peito, tirou de Sami Hyypia e bateu para o fundo do gol de Jussi Jaaskelainen, fazendo seu primeiro na partida.

Os finlandeses conseguiram reassumir a vantagem ainda no primeiro tempo, aos 43: após cruzamento de Daniel Sjolund pela direira, Mika Väyrinen apareceu na área e escorou para o gol – Enke tentou a defesa, mas rebateu pra dentro do gol. No entanto, um minuto mais tarde, Klose apareceu de novo para empatar o jogo. Após cobrança de escanteio pela direita, o camisa 18 subiu e cabeceou – Jaaskelainen defendeu, mas o próprio Klose aproveitou o rebote e mandou para o gol.

Após o intervalo, a Alemanha voltou a vacilar e permitir que a Finlândia balançasse as redes. Logo aos oito minutos, após jogada ensaiada na cobrança de escanteio, Väyrinen cruzou para a área pela esquerda – Hyypia não alcançou, mas Sjolund se aproveitou da defesa germânica parada e colocou pra dentro do gol de Enke. Aos 33, Mario Gómez ainda teve a chance de empatar, mas falhou no cruzamento e permitiu que o zagueiro Petri Pasanen tirasse em cima da linha.

AP
AP
O jovem Theo Walcott marcou 3 gols e foi o grande destaque inglês contra a Croácia

No entanto, quando os suomi já comemoravam a vitória, Klose apareceu novamente para assegurar o empate. Aos 38 minutos, Gómez recebeu de Trochowski e bateu para o gol. Jaaskelainen defendeu, mas a defesa não afastou e deixou a sobra com o próprio Gómez, que passou para Klose aproveitar a zaga desarrumada e bater, garantindo o ponto como visitante.

Rússia 
Pelo complemento da rodada, a Rússia venceu o País de Gales por 2 a 1 em jogo bastante equilibrado. Os galeses tiveram a chance de sair na frente aos 17 minutos do primeiro tempo, mas o jovem Gareth Bale, do Tottenham, perdeu um pênalti que ele mesmo havia sofrido – Akinfeev defendeu.

Cinco minutos mais tarde, em falta sobre Konstantin Zyryanov, Roman Pavlyuchenko teve chance semelhante a favor dos comandados de Guus Hiddink, mas aproveitou e colocou os russos em vantagem.

Após o intervalo, Gales empatou com o meia Joe Ledley, aos 22 minutos, em cruzamento de Bale. Porém, aos 36, quando a partida também já se caminhava para um empate, Zyryanov cabeceou e parou na defesa de William Hennessey – Pavel Pogrebnyak, que havia acabado de entrar, aproveitou o rebote e garantiu a vitória dos donos da casa.

Ainda pelo Grupo 6, em duelo de duas seleções com poucas chances de classificação para o Mundial de 2010, Azerbaijão e Liechtenstein ficaram no empate por 0 a 0. Foi o primeiro ponto das duas seleções, que ocupam as duas últimas colocações da chave.

Veja os jogos desta quarta-feira pelas eliminatórias européias:

Grupo 1
Suécia 2x1 Hungria (Leia mais)
Albânia 3x0 Malta
Portugal 2x3 Dinamarca (Leia mais)

Grupo 2
Moldova 1x2 Israel
Letônia 0x2 Grécia (Leia mais)
Suíça 1x2 Luxemburgo (Leia mais)

Grupo 3
San Marino 0x2 Polônia (Leia mais)
Irlanda do Norte 0x0 República Tcheca (Leia mais)
Eslovênia 2x1 Eslováquia

Grupo 4
Rússia 2x1 País de Gales (Leia mais)
Azerbaijão 0x0 Liechtenstein
Finlândia 3x3 Alemanha

Grupo 5
Turquia 1x1 Bélgica
Bósnia 7x0 Estônia
Espanha x Armênia (Leia mais)

Grupo 6
Cazaquistão 1x3 Ucrânia (Leia mais)
Andorra 1x3 Belarus
Croácia 1x4 Inglaterra (Leia mais)

Grupo 7
Ilhas Faroe 0x1 Romênia (Leia mais)
Lituânia 2x0 Áustria
França 2x1 Sérvia (Leia mais)

Grupo 8
Montenegro 0x0 Irlanda
Itália 2x0 Geórgia (Leia mais)

Grupo 9
Islândia 1x2 Escócia
Macedônia 1x2 Holanda (Leia mais)


Leia mais sobre: Alemanha Finlândia Eliminatórias da Copa



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Reuters

"Hat-Trick"
Com três gols contra a Finlândia, Klose salvou a Alemanha de uma derrota nas Eliminatórias

Topo
[x] fechar