iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/09 - 10:25

Em crise, China troca comando do futebol

Xie Yalong, presidente da confederação de futebol do país foi substituído por Nan Yong, após pressão da torcida

Gazeta Esportiva

PEQUIM (China) - A administração de esportes do governo da China decidiu demitir o presidente da confederação de futebol do país, Xie Yalong. Em comunicado publicado nesta terça-feira, a entidade esportiva confirma a saída do dirigente e anunciou Nan Yong, antigo porta-voz do partido comunista local para os assuntos esportivos, como seu novo comandante.

A decisão pela demissão de Xie Yalong foi tomada após semanas de especulações e pressão dos torcedores, revoltados com os recentes resultados da seleção nas principais competições. Depois de fracassar na tentativa de ir à Copa do Mundo de 2006, a China caiu logo na primeira fase das Olimpíadas de Pequim, com duas derrotas e um empate em um grupo teoricamente fácil, com Bélgica, Nova Zelândia e Brasil. 

Depois do fiasco, até a imprensa oficial do governo cobrou os jogadores, classificando a participação como vergonhosa. “Depositamos muitas esperanças neles, era prioridade número um no calendário de futebol e sua preparação havia sido satisfatória. Era a possibilidade do futebol chinês para se ver honrado, mas finalmente foi desonrado', disse o ex-capitão da China, Fan Zhiyi, citado no artigo da agência estatal intitulado “a vergonhosa eliminação da equipe chinesa de futebol'.

Para piorar, os jogadores chineses terão que esperar para tentar recuperar as suas imagens no país. O time caiu logo na segunda fase das Eliminatórias asiáticas e não tem chance de ir ao Mundial da África do Sul. Além dos recentes fracassos no masculino, o desempenho abaixo das expectativas do futebol feminino chinês também forçou mudanças na confederação. Jogando em casa nas duas competições, as asiáticas caíram nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2007 e nos Jogos de Pequim no mês passado.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar