iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/09 - 21:38

Chile arrasa Colômbia nas Eliminatórias Sul-Americanas

Vitória coloca a seleção chilena, na segunda posição da tabela, com treze pontos ganhos

Gazeta Esportiva

SANTIAGO (Chile) - Após o vexame chileno frente à seleção brasileira, tendo perdido a partida em Santiago, no último domingo, por 3 a 0, o time de Marcelo Bielsa mostrou estar recuperado no duelo desta quarta-feira, contra a Colômbia, novamente na capital do Chile. Pelo dilatado placar de 4 a 0, a equipe da casa atropelou os colombianos, somando três pontos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Com o resultado, a seleção chilena fica com 13 pontos na classificação, passando as equipes do Uruguai e Colômbia e entrando na zona de classificação para a Copa do Mundo da África do Sul. Com os jogos do Brasil e da Argentina ainda não realizados, o Chile fica provisoriamente na vice-liderança. Já os colombianos caíram para a sexta posição na tabela.

Motivado a não dar vexame como no último domingo, a seleção chilena logo partiu para cima dos adversários. A partida, no entanto, começou com muitas faltas, interrompendo a partida a todo momento, impedindo o desenvolvimento de um bom ritmo de jogo. Com menos de cinco minutos, o árbitro já havia dado um cartão amarelo para cada lado.

Apesar de exercer mais pressão sobre os visitantes e conseguir ter maior posse de bola, o Chile só abriu o placar aos 23 minutos da primeira etapa. Após ótimo lançamento para Medel, na direita, o zagueiro cruzou para dentro da área, encontrando seu parceiro Jara, que só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.

Com a vantagem, os chilenos partiram para cima do time colombiano, empurrados pelos torcedores, que se animaram com o gol. O goleiro Augustín precisou trabalhar bastante para manter o placar com a diferença mínima – o Chile levava perigo e se aproximava do segundo tento.

Aos 38, para delírio da torcida, o time da casa voltou a marcar, desta vez com o centro-avante Suazo, que buscou a tabela com o companheiro, mas acabou beneficiado por falha da defesa colombiana, que devolveu a bola para o atacante. De dentro da área, o chileno chutou cruzado para marcar o segundo, o que garantiu um intervalo tranqüilo para os comandados de Marcelo Bielsa.

No segundo tempo, o Chile voltou a marcar com apenas três minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, a defesa colombiana afastou, mas a bola sobrou para Alex Sanchez, que chutou para o desvio de Fuentes, em posição de impedimento, para ampliar a vantagem sobre os adversários.

Aos 16 minutos, os chilenos quase marcaram o quarto. Após cruzamento da esquerda, Sánchez cabeceou bem, exigindo que o goleiro Augustín fizesse a defesa, tocando de leve a bola, que ainda seguia para o gol, se não fosse a intervenção de Mosquera, que afastou a bola em cima da linha.

Mosquera, no entanto, apenas adiou o quarto gol chileno, que acabou saindo aos 25 minutos. Após boa jogada de Mark González pela esquerda, a bola foi tocada no meio para Fernández, que chutou forte de fora da área para mais um tento dos anfitriões.

Com o a vantagem mais do que confortável, o time chileno apenas administrou a vantagem no placar, tocando a bola e aguardando o apito final para comemorar a goleada e os três pontos, que colocaram o Chile no grupo das seleções classificadas para o mundial de 2010.

O Chile volta a jogar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no dia 12 de outubro, em Quito, contra o Equador. Três dias depois, os chilenos voltam a campo para enfrentar a Argentina, em Santiago. Já a Colômbia joga no dia 11, contra o Paraguai, em Bogotá. Depois disso, os colombianos fazem duelo fora de casa contra o Brasil.

FICHA TÉCNICA
CHILE 4 X 0 COLÔMBIA  (Veja como foi o jogo lance a lance)

 

Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Data: 10 de setembro de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 20h40 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño (Uruguai) e Robert Muniz (Uruguai)

Cartões amarelos: Ismael Fuentes (Chile). Armero e Sánchez (Colômbia)
Gols: CHILE: Jara, aos 23 minutos e Suazo, aos 39 minutos do primeiro tempo. Fuentes, aos três e Fernández, aos 26 minutos do segundo tempo.

 

CHILE: Claudio Bravo; Gary Medel, Gonzalo Jara e Marco Estrada; Roberto Cereceda (Contreras), Arturo Vidal, Ismael Fuentes, Matías Fernández e Alexis Sánchez (Fierro); Humberto Suazo e Mark González
Técnico: Marcelo Bielsa

 

COLÔMBIA: Agustín Julio, Pablo Armero, Amaranto Perea, Aquivaldo Mosquera e Pedro Portocarrero; Carlos Sánchez, Freddy Guarín,  Amaya e Giovanny Hernández (Darío Moreno); Tressor Moreno e Hugo Rodallega (Rodriguez)
Técnico: Jorge Luis Pinto


Leia mais sobre: Chile Eliminatórias



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar