iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

09/09 - 15:49

Revanche em Zagreb é atração da rodada nas eliminatórias da Europa

Inglaterra reencontra a Croácia, sua algoz nas eliminatórias da Eurocopa e tenta se vingar com Capello

Trivela.com

PARIS (França) - A segunda rodada das eliminatórias européias da Copa do Mundo de 2010, nesta quarta-feira, tem como atração a revanche entre Croácia e Inglaterra, pelo grupo 6. As atenções também estarão voltadas para Saint-Denis, onde o ameaçado Raymond Domenech tenta reabilitar a França contra a Sérvia.

Confira um panorama dos grupos:

Grupo 1

Única seleção do grupo a vencer na estréia (4 a 0 em Malta), Portugal recebe a Dinamarca em Lisboa, no estádio José Alvalade. Os dinamarqueses voltam a atuar fora de casa, depois do empate por 0 a 0 contra a Hungria no último sábado.

Os húngaros viajam até a Suécia, que também empatou sem gols na primeira rodada, contra a Albânia. No outro jogo do dia, a seleção albanesa joga em casa contra Malta.

Grupo 2

A Suíça, que empatou por 2 a 2 em Israel depois de estar vencendo por 2 a 0, tem um compromisso mais fácil nesta quarta, quando recebe Luxemburgo. Os israelenses jogam fora de casa contra Moldova, enquanto a Grécia, que não teve problemas para fazer 3 a 0 na estréia contra Luxemburgo, vai até a Letônia.

Grupo 3

A República Tcheca, apontada como favorita no grupo, folgou no sábado e faz sua estréia contra a Irlanda do Norte, em Belfast. A seleção norte-irlandesa joga pela reabilitação, depois de perder por 2 a 1 para a Eslováquia. Os eslovacos visitam a Eslovênia, que arrancou um bom empate por 1 a 1 na visita à Polônia.

A missão polonesa nesta quarta deve ser mais tranqüila, já que os comandados de Leo Beenhakker vão até San Marino para enfrentar o saco de pancadas da chave.

Grupo 4

A Alemanha, que não foi testada na goleada de 6 a 0 sobre Liechtenstein, terá seu primeiro teste sério contra a Finlândia, em Helsinque. O Nationalelf deve se lembrar dos encontros com os finlandeses em 2001, pelas eliminatórias da Copa, quando empatou as duas partidas: 2 a 2 fora e 0 a 0 em casa.

O técnico Joachim Löw aposta no bom desempenho de Lukas Podolski com a seleção. À margem do time no Bayern de Munique, o atacante se destaca quando defende a Alemanha - marcou dois gols no último sábado. Por outro lado, Miroslav Klose segue em má fase.

Semifinalista da Eurocopa, a Rússia de Guus Hiddink inicia sua caminhada rumo a 2010 contra o País de Gales, em Moscou. Os galeses estrearam vencendo por 1 a 0 o Azerbaijão, que busca contra Liechtenstein seus primeiros pontos.

Grupo 5

A Espanha, que enfrenta a Armênia em Albacete, começou a campanha com uma magra vitória por 1 a 0 sobre a Bósnia. Campeã européia, a 'Furia' deve se preparar para encarar mais uma seleção fechada na defesa. O técnico Vicente del Bosque pensa em substituir Diego Capel por Santi Cazorla na ala esquerda. O jovem atacante Bojan Krkic começa no banco, à espera da oportunidade de estrear.

A Turquia, que bateu os armênios por 2 a 0 na estréia, tem seu primeiro compromisso em casa contra a Bélgica, que também somou três pontos na estréia: 3 a 2 sobre a Estônia.

Grupo 6

Croácia e Inglaterra fazem um aguardado reencontro em Zagreb. As duas seleções ficaram no mesmo grupo das eliminatórias da Eurocopa-2008, e as duas vitórias croatas - incluindo um 3 a 2 na última rodada, em Wembley - foram decisivas para o fracasso do English Team.

Para pensar em vingança, a Inglaterra terá de jogar melhor do que no último sábado, quando venceu Andorra por apenas 2 a 0. Joe Cole, que saiu do banco de reservas e marcou os dois gols, deve ser confirmado como titular pelo técnico Fabio Capello. O zagueiro Rio Ferdinand, recuperado de lesão, retoma seu lugar na equipe, entrando na vaga de Joleon Lescott.

A Ucrânia, que começou vencendo Belarus com um gol de Andriy Shevchenko no último minuto, tem pela frente outra ex-república soviética: o Cazaquistão, fora de casa. Belarus deve conquistar seus primeiros pontos na visita a Andorra.

Grupo 7

A França chega para o duelo com a Sérvia, no Stade de France, sob pressão. Depois da eliminação na fase de grupos da Eurocopa, os Bleus estrearam perdendo por 3 a 1 para a Áustria, em Viena, aumentando os questionamentos sobre o futuro do técnico Raymond Domenech. Qualquer resultado diferente de uma vitória pode custar o cargo ao treinador.

A Áustria volta a campo contra a Lituânia, em Marijampole, para um improvável duelo pela liderança do grupo. Os lituanos surpreenderam na primeira rodada, vencendo a Romênia fora de casa por 3 a 0. A seleção romena tem a oportunidade ideal para se reabilitar nesta quarta, já que visita as Ilhas Faroe, derrotadas pela Sérvia no sábado.

Grupo 8

Depois de vencer o Chipre graças a uma boa dose de sorte e à grande atuação do goleiro Gianluigi Buffon, a Itália recebe a Geórgia, em Udine. O estádio Friuli não poderá ter lotação máxima, por causa da montagem de um palco para um show musical previsto para sexta-feira.

Marcello Lippi será obrigado a fazer pelo menos duas alterações na equipe titular, já que perdeu o zagueiro Alessandro Gamberini e o lateral-esquerdo Fabio Grosso logo nos primeiros minutos da partida no Chipre. Nicola Legrottaglie, na zaga, e Andrea Dossena, na lateral, devem ser os substitutos. Luca Toni e Andrea Pirlo jogaram mal em Larnaca e podem ser barrados.

A seleção de Montenegro enfrenta a Irlanda, em Podgorica, e tentará novamente a primeira vitória oficial. Ela poderia ter vindo no sábado, mas a Bulgária arrancou o empate por 2 a 2 nos acréscimos. Os irlandeses, dirigidos por Giovanni Trapattoni, venceram a Geórgia no campo neutro de Mainz.

Grupo 9

A Holanda tem duas razões para estrear em clima de desconfiança, na visita à Macedônia. Sob o comando de Bert van Marwijk, a Oranje perdeu o amistoso contra a Austrália por 2 a 1, no último sábado. Os macedônios, enquanto isso, estrearam vencendo a Escócia por 1 a 0.

As principais mudanças da Holanda desde a Eurocopa foram a volta de Mark van Bommel, que não se dava bem com Marco van Basten, e a entrada de Klaas Jan Huntelaar no lugar de Ruud van Nistelrooy, que se aposentou da seleção.

A Escócia tenta se reabilitar fora de casa contra a Islândia, que arrancou um bom empate por 2 a 2 na Noruega.


Leia mais sobre: Eliminatórias da Copa



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar