iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/09 - 13:09

Nigéria vence na África do Sul e complica vida de Joel Santana

Técnico brasileiro está próximo de um fracasso: Não levar a seleção sul-africana à Copa das Nações Africanas

Gazeta Esportiva

PORT ELIZABETH (África do Sul) - Joel Santana não consegue ter bons resultados à frente da África do Sul. Neste sábado, o país sede da próxima Copa do Mundo perdeu em casa para a Nigéria por 1 a 0 e se complicou na classificação para a Copa das Nações Africanas, que será disputada em 2010 em Angola.

O duelo, disputado na cidade sul-africana de Port Elizabeth, teve o time mandante com uma apresentação mais convincente do que as últimas. O primeiro tempo foi dominado pelos Bafana Bafana, mas os donos da casa só assustavam em chutes de fora da área. Na etapa final, a Nigéria se fechou e conseguiu o gol da vitória aos 25 minutos, quando Ikechukwo Uche arrematou bem de fora da área.

O resultado complicou a permanência do técnico brasileiro no cargo. Contestado pelos torcedores locais, o ex-comandante do Flamengo confiava na vitória, já que a Nigéria tinha classificação assegurada para a próxima fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 – apesar de ter vaga garantida por organizar a competição, a África do Sul disputa o torneio por uma vaga na Copa das Nações Africanas.

Com a derrota, a equipe de Joel Santana seguiram em segundo lugar no grupo 4, com apenas quatro pontos em cinco jogos. Os Bafana Bafana, no entanto, cairão para a terceira colocação, já que Serra Leoa e Guinea Equatorial, com quatro e três pontos, respectivamente, se enfrentam ainda neste sábado.

Para seguir com chances de chegar à principal competição do continente, a nação sede do Mundial de 2010 precisa ficar entre os oito melhores segundos colocados das 12 chaves desta fase das Eliminatórias – os 12 líderes também se classificarão, mas a Nigéria já assegurou a ponta do grupo com 15 pontos em cinco partidas.

Desde quando deixou o Flamengo, na eliminação do clube na Libertadores com derrota por 3 a 0 para o América do México no Maracanã, Joel Santana soma apenas uma vitória em jogos oficiais pela África do Sul, batendo a Guinea Equatoriana por 4 a 1. Nas outras três partidas, um empate sem gols em casa e derrota por 1 a 0 para Serra Leoa e revés por 2 a 0 para a Nigéria – além do 1 a 0 deste sábado.

A chance de Joel manter-se no emprego será em 11 de outubro, quando visita a Guinea Equatorial com a obrigação de vencer para chegar à Copa das Nações Africanas. Caso contrário, é pouco provável que o treinador, há pouco mais de três meses no cargo, seja mantido.

Mais Eliminatórias – Pelo grupo 2, o Quênia se aproximou da vaga na próxima fase ao bater a Namíbia por 1 a 0. O resultado deixa os vitoriosos na liderança do grupo, com dez pontos em cinco jogos, enquanto a Namíbia segue na lanterna, com três. Os quenianos ainda podem ser alcançados pela Guinea, que enfrenta Zimbábue neste domingo e tem sete pontos em quatro partidas.

Ainda pelas Eliminatórias africanas, no grupo 1, a Tanzânia goleou as Ilhas Mauricio por 4 a 1. Nenhum dos dois times têm mais chances de classificação.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo