iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/09 - 18:37

Morre técnico que levou Chile à Copa de 1982
Luis Santibáñez conquistou três títulos nacionais e foi a uma final de Libertadores com o Unión Española

Trivela.com

SANTIAGO (Chile) - O técnico Luis Santibáñez, que levou o Chile à Copa do Mundo de 1982, morreu nesta sexta-feira, aos 72 anos, vítima de infecção hepática. Ele estava internado em um hospital de Santiago desde o último dia 25.

Depois de conquistar três títulos nacionais (1973, 1975 e 1977) e um vice da Copa Libertadores (1975) com o Unión Española, Santibáñez assumiu a seleção chilena.

À frente da 'Roja', foi segundo colocado na Copa América de 1979 e obteve de forma invicta a classificação para a Copa do Mundo de 1982, em um grupo com Equador e Paraguai. No Mundial da Espanha, o Chile se despediu com três derrotas.

Depois da experiência na seleção, Santibáñez ainda passou por Santiago Wanderers, Deportes Temuco, Universidad de Chile, Universidad Católica, Deportes Arica, Fernández Vial e Deportes Antofagasta. No exterior, foi campeão equatoriano pelo Barcelona de Guayaquil, em 1985.

Manifestações de pesar pela morte de Santibáñez vieram de personalidades como a presidente do Chile, Michelle Bachelet, o ex-atacante Iván Zamorano e o presidente da federação chilena de futebol, Harold Mayne-Nicholls.

No próximo domingo, antes do jogo entre Chile e Brasil pelas eliminatórias da Copa de 2010, será respeitado um minuto de silêncio.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo