iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/09 - 14:13

Grandes da Europa iniciam corrida para Copa do Mundo de 2010

Estreando técnico novo, campeã da Eurocopa enfrenta a Bósnia, em Murcia; Itália pega Chipre

Trivela.com

SÃO PAULO - Primeira grande rodada das eliminatórias da Copa tem 24 partidas neste sábado. Campeã mundial Itália e campeã européia Espanha tiveram mudanças no comando

A vitória por 3 a 0 do Cazaquistão sobre Andorra, dia 20 de agosto, abriu oficialmente as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 na Eurocopa. Neste sábado, as grandes seleções do continente entram em campo para dar início à disputa pelas treze vagas destinadas ao continente para o Mundial da África do Sul.

As 53 equipes estão divididas em nove grupos - oito com seis e um com cinco. Apenas a primeira colocada de cada chave terá vaga direta na Copa. As outras quatro vagas serão disputadas em confrontos de repescagem entre as oito melhores segundas colocadas, descontando-se os resultados contra a pior seleção nos grupos de seis.

Confira um panorama da rodada deste sábado:

Grupo 1

Depois de três ciclos com Luiz Felipe Scolari, a seleção portuguesa inicia vida nova sob o comando de Carlos Queiroz. A equipe das Quinas estréia fora de casa contra Malta.

A Suécia, que decepcionou ao cair na fase de grupos da Eurocopa, visita a Albânia no jogo que marcará a estréia de Henrik Larsson, 37 anos, como capitão. Hungria e Dinamarca fazem o outro jogo da chave.

Grupo 2

A má participação na Eurocopa não abalou o prestígio de Otto Rehhagel na seleção grega. Ainda com o treinador alemão, os campeões europeus de 2004 vão atrás da classificação para o Mundial de 2010, depois de ficarem fora em 2006. A caminhada começa fora de casa, contra Luxemburgo.

Israel e Suíça, apontados como os dois principais rivais da Grécia no grupo, se enfrentam em Tel Aviv. Em Tiraspol, medem forças os azarões Moldova e Letônia.

Grupo 3

Na primeira rodada, folgam a favorita República Tcheca e a fraca seleção de San Marino. A Polônia, que se classificou para a Copa-2006 e a Eurocopa-2008, inicia sua campanha em casa contra a Eslovênia. A Eslováquia recebe a Irlanda do Norte, que teve um grande início de campanha nas eliminatórias da Euro, mas não teve fôlego e acabou sem a vaga.

Grupo 4

A Alemanha, vice-campeã européia, manteve o técnico Joachim Löw para buscar a vaga no Mundial. Na estréia, o Nationalelf visita Liechtenstein, com os desfalques de Michael Ballack e Torsten Frings no meio-campo. Ballack tem uma lesão no pé, e Frings uma fratura no nariz. Robert Enke assume a titularidade no gol, sucedendo Jens Lehmann.

País de Gales e Azerbaijão fazem o outro jogo do sábado. A Rússia, semifinalista da Eurocopa, folga na rodada, a exemplo da Finlândia.

Grupo 5

O jejum de 44 anos sem um título importante já é coisa do passado. Agora, a Espanha tenta provar que a sina de fracassos foi definitivamente enterrada com a conquista da Eurocopa. A Furia tem novo comandante - Vicente del Bosque assumiu o lugar de Luis Aragonés, que foi para o Fenerbahçe - e estréia contra a Bósnia, em Murcia.

Del Bosque não conta com os lesionados Fernando Torres e David Silva, ambos titulares do time campeão europeu. A novidade no elenco é o jovem Bojan Krkic, do Barcelona, que pode fazer sua estréia pela seleção. Com passagem pelas equipes de base da Espanha, Bojan chegou a ser cotado para defender a seleção principal da Sérvia, país de seu pai, mas recusou o convite.

A Turquia, que surpreendeu ao terminar entre as quatro primeiras na Eurocopa, estréia com viagem à Armênia, em um confronto de forte carga política. Os dois países não têm relações diplomáticas. A Bélgica, tentando chegar a uma grande competição pela primeira vez desde a Copa-2002, recebe a Estônia.

Grupo 6

Após fracassar nas eliminatórias da Eurocopa, a Inglaterra sabe que tem a obrigação de se classificar para a Copa do Mundo. Para isso, contratou Fabio Capello, técnico de currículo vitorioso. Vencer Andorra na estréia, em Barcelona, não deve ser problema, mas a torcida espera uma atuação convincente.

No amistoso contra a República Tcheca, mês passado, em Wembley, o English Team precisou de um gol nos acréscimos para empatar por 2 a 2, e ainda saiu vaiado pela torcida. Para o jogo contra Andorra, Capello não conta com Steven Gerrard, que passou por uma cirurgla na virilha.

A Croácia, responsável pela vitória que tirou os ingleses da Eurocopa em novembro de 2007, tem um compromisso fácil em casa contra o Cazaquistão. A Ucrânia recebe Belarus.

Grupo 7

A permanência de Raymond Domenech à frente da seleção francesa foi surpreendente, considerando o desempenho pífio na Eurocopa. Os Bleus acreditam em uma recuperação rápida, e começam a campanha contra a Áustria, fora de casa. Os austríacos, agora dirigidos por Karel Brückner, ex-República Tcheca, chegam animados por uma boa atuação no empate por 2 a 2 com a Itália no último amistoso.

Domenech será obrigado a mexer no meio-campo da França, já que Franck Ribéry e Patrick Vieira se recuperam de lesões, enquanto Claude Makélélé abandonou a seleção. Uma das opções para o treinador é Samir Nasri, de 21 anos, recém-transferido para o Arsenal. Karim Benzema deve formar a dupla de ataque com Thierry Henry.

Romênia e Sérvia, candidatas a brigar com a França pelo primeiro lugar, recebem Lituânia e Ilhas Faroe, respectivamente.

Grupo 8

A Itália começa diante do Chipre, em Larnaca, a defesa do título mundial conquistado em 2006. O treinador é o mesmo - Marcello Lippi, que voltou ao cargo após a eliminação nas quartas-de-final da Eurocopa com Roberto Donadoni - e a base da equipe também. Entre os onze prováveis titulares, nove estiveram na campanha vitoriosa na Alemanha.

A seleção cipriota espera buscar inspiração nos recentes feitos dos clubes do país. O Anorthosis Famagusta se classificou para a fase de grupos da Liga dos Campeões eliminando o Olympiacos, e os dois representantes do país na Copa Uefa também superaram as etapas preliminares: o Omonia batendo o AEK, da Grécia, e o APOEL passando pelo Estrela Vermelha de Belgrado.

A seleção de Montenegro estréia em sua primeira competição oficial contra a Bulgária, em casa. A Geórgia enfrenta a Irlanda em Mainz, na Alemanha, por causa do conflito armado em andamento no país.

Grupo 9

A Holanda, que apresentou o melhor futebol da fase de grupos da Eurocopa antes de cair diante da Rússia nas quartas-de-final, aproveita a folga na primeira rodada para fazer amistoso contra a Austrália. Enquanto isso, a Noruega recebe a Islândia e a Escócia visita a Macedônia, no único grupo com cinco seleções.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo