iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/09 - 17:56

Por 'plágio', FC Timisoara é punido
Clube romeno usou símbolos do Politehnica Timisoara, outro clube local

Trivela.com

BUCARESTE (Romênia) - A federação romena (FRF) puniu o FC Timisoara nesta quinta-feira. A entidade tirou seis pontos do clube no campeonato nacional após ser ameaçada pela Fifa com uma suspensão. O clube recebeu o castigo por conta dos problemas com seus símbolos.

Em 2006, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) havia ordenado os donos do clube a parar de usar o nome, as cores e a história do FC Politehnica Timisoara, comprado pelo empresário italiano Cláudio Zambon. Os dirigentes da equipe ‘plagiadora’ concordaram apenas em mudar a denominação da equipe.

A FRF recebeu uma carta da Fifa, na qual foi intimida a punir o FC Timisoara. “Levando em consideração a carta da Fifa, foram retirados seis pontos da equipe, e a proibição do uso da cor violeta no uniforme não foi colocada em prática ainda”, informou a federação em seu site oficial.

Após a confirmação do castigo, cerca de 3 mil torcedores do clube saíram às ruas de Timisoara, revoltados com a punição. Eles entraram em confronto com a polícia, que usou gás lacrimogêneo para conter a multidão.

O FC Timisoara estava em quinto lugar na tabela, com 13 pontos. Com a perda dos pontos, a equipe caiu para a 11ª posição. Em 2000, Zambon levou o Politehnica Timisoara ‘original’ para uma cidade perto de Bucareste e hoje atua na terceira divisão.

Os donos do FC Timisoara decidiram criar um novo clube na cidade, usando os mesmos símbolos da equipe anterior. A equipe enfrentará o Partizan Belgrado pela Copa Uefa.

 

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo