iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

03/09 - 09:50

Brasileiro Jorvan Vieira reassume o Iraque

O técnico chocou o mundo do futebol e virou ídolo no Iraque ao faturar a Copa da Ásia em 2007

Gazeta Esportiva

BAGDÁ (Iraque) - Pouco mais de um ano após levar o Iraque ao histórico título da Copa da Ásia, o técnico Jorvan Vieira oficializou nesta terça-feira o seu retorno ao comando da seleção do Iraque.

“Ele assinou contrato de um ano nesta tarde e seu salário será de 600 mil dólares (cerca de R$ 993,3 mil)', confirmou o secretário financeiro da Federação de Futebol do Iraque, Abdel Halak Masud, à agência AFP.

Massud ainda acrescentou que o auxiliar de Jorvan Vieira, Fernando, receberá 200 mil dólares (aproximadamente R$ 331 mil) de salário anual. O brasileiro assinou o novo contrato acompanhado por Bassam al Hussein, conselheiro do primeiro-ministro iraquiano para assuntos esportivos, e Qaïs al-Tahi, advogado da federação do futebol local.

Vieira chocou o mundo do futebol e virou ídolo no Iraque ao faturar a Copa da Ásia em 2007, batendo a Arábia Saudita, então comandada pelo compatriota Hélio dos Anjos, por 1 a 0 na decisão. Pouco antes do torneio, o treinador havia assinado contrato de apenas dois meses, por 40 mil dólares (66,2 mil), sob muita desconfiança por parte da torcida e da imprensa iraquiana

Após o feito, porém, foi reverenciado e até o governo do país fez um apelo para que ficasse no cargo. Por medo da violência e razões familiares, ele acabou recusando o convite. Desde então, trabalhou no Sepahan, do Irã, entre fevereiro e junho. Sem Jorvan, o Iraque entrou em crise e foi eliminado precocemente das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2010.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo