iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

01/09 - 18:29

Janela de transferências da Europa fecha; veja o saldo

O estrago nos clubes brasileiros não foi tão grande quanto nos anos anteriores

Redação iG Esporte

SÃO PAULO - A janela de transferências para o futebol europeu fechou nesta segunda-feira, para alívio de muitos clubes brasileiros que temiam perder seus principais jogadores. As negociações com clubes da Ásia, no entanto, podem ser feitas por mais algumas semanas.

O São paulo, por exemplo, ficou sem o zagueiro Alex Silva, negociado com o Hamburgo, mas comemora a permanência de Hernanes e Miranda, assediados por gigantes da Europa, como Barcelona e Milan.

Nilmar é outro que esteve com um pé fora do Brasil, mas ficou. O atacante foi especulado no Zaragoza, Inter de Milão e Palermo, mas o Internacional conseguiu manter seu principal atacante para o Brasileirão. Diferente do goleiro Renan, que foi contratado pelo Valencia, da Espanha.

Os gaúchos, no entanto, ainda podem perder o meio-campista Alex, pretendido pelo Al-Jazira, clube comandado por Abel Braga. Mas como os árabes contrataram Rafael Sóbis nesta segunda, e o limite de estrangeiros no clube estourou, as chances de Alex ficar em Porto Alegre aumentaram.

O Santos, em situação difícil no Brasileirão, já se via sem o lateral-esquerdo Kléber, tanto que contratou Fábio Santos para a posição. Mas o Hamburgo não confirmou seu interesse pelo lateral da seleção brasileira e Kléber permanece na Vila Belmiro. Já o zagueiro Marcelo acertou sua ida para o Wisla Cracóvia, da Polônia.

Por falar em Hamburgo, o clube alemão tirou Thiago Neves do Fluminense. Entretanto, o Tricolor carioca não perdeu o zagueiro Thiago Silva, que foi muito falado no Velho Continente, mas que fica no Rio de Janeiro.

O Palmeiras perdeu Henrique para o Barcelona (posteriormente emprestado ao Bayer Leverkusen), o goleiro Diego Cavalieri para o Liverpool, e também deu adeus ao chileno Valdívia, negociado com o Al-Ain, dos Emirados Árabes.

Em uma das surpresas do dia, o Liverpool confirmou a contratação do jovem atacante brasileiro Vitor Flora, de apenas 18 anos, junto ao Botafogo-SP. O Chievo, da Itália, confirmou Kérlon, o "foquinha" do Cruzeiro.

Dos brasileiros que já estavam no exterior, Rafael Sóbis -como dito anteriormente- saiu do Bétis e foi para o Al-Jazira; Túlio de Melo, que foi contratado recentemente pelo Palermo, deixou a Itália e voltou para a França, onde atuará pelo Lille; o zagueiro Gláuber saiu da Alemanha e foi para o Manchester City, da Inglaterra; Nenê, que era do Mônaco, agora é jogador do Espanyol.

Já Robinho, que deu diversas entrevistas manifestando seu desejo de sair do Real Madrid, não conseguiu a tão sonhada ida para o Chelsea, de Felipão. Mas, o atacante se transferiu para o Manchester City, que entrou na negociação em cima da hora e pagou 40 milhões de euros ao time merengue.

Leia também:


Leia mais sobre: Futebol internacional

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

Mercado agitado
O goleiro Renan, medalha de bronze com a seleção em Pequim, trocou o Inter pelo Valencia

Topo