iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/08 - 21:00

Flamengo e Fluminense esquentam o Maracanã

Clássico carioca é marcado pela diferença existente entre os dois times na tabela do Brasileirão

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Vivendo momentos diferentes, Flamengo e Fluminense fazem um dos principais clássicos da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times se enfrentam, neste domingo, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã.

O Rubro-Negro, após um período turbulento em julho, dá sinais de recuperação e soma 36 pontos, além de estar invicto há quatro partidas. Já o Tricolor das Laranjeiras segue em meio a uma campanha irregular e tem apenas 23 pontos, convivendo perigosamente com o fantasma do rebaixamento.

Mesmo cientes dos problemas do adversário, os jogadores do Flamengo pregam a cautela e o respeito antes do clássico deste domingo. O meia Kléberson prefere lembrar a força já demonstrada pelo Tricolor nesta temporada.

”O Fluminense é uma grande equipe e mostrou isso quase sendo campeão da Libertadores neste ano. Temos que nos concentrar muito na partida se quisermos vencer”, afirmou Kléberson, que evitou já colocar o Flamengo novamente como na briga pelo título, após a recente recuperação. “Primeiro temos que pensar em entrar no grupo da Libertadores, para depois pensarmos no título. Indo um passo de cada vez, certamente podemos terminar muito bem o campeonato”, completou o meia rubro-negro.

Capitão do Flamengo, o zagueiro Fábio Luciano também prefere dar um passo de cada vez e projeta uma escalada rubro-negra no segundo turno do Brasileiro.

”Temos que encarar com o máximo de atenção, pois é um clássico que pode nos colocar novamente no grupo de classificação para a Libertadores. Aí sim, depois, poderemos ficar mais perto do Grêmio. Mas o Fluminense também precisa muito da vitória e precisamos estar atentos”, comentou Fábio Luciano.

Mesmo com a confiança renovada pelos últimos resultados, o Flamengo chega com alguns problemas. O volante Aírton e o meia Ibson receberam o terceiro cartão amarelo e cumprirão suspensão. Desta maneira, Toró ganha chance no setor de marcação, enquanto o argentino Rubens Sambueza deverá fazer sua estréia, tendo a função de dar mais criatividade à equipe. No ataque, após marcar um gol contra o Internacional, Obina recuperou a vaga que havia perdido para Maxi.

O Fluminense chega para esta partida apostando muito na presença de Cuca no banco de reservas. Isso porque o treinador já enfrentou o Flamengo cinco vezes esse ano, todas quando ainda dirigia o Botafogo, e conhece muito bem a forma do Rubro-Negro atuar. O próprio treinador considerou o fato uma vantagem.

”Realmente o fato de conhecer a maneira como o Flamengo joga me ajudará bastante a orientar o time antes e durante a partida. Sei que quando dirigia o Botafogo o técnico do Flamengo era o Joel Santana. Mas o Caio Júnior, por ser um profissional muito competente, manteve aquilo que vinha dando certo e o nosso adversário mudou muito pouco, tendo um estilo definido”, disse Cuca.

O treinador vem demonstrando muito otimismo em relação ao clássico deste domingo. Apesar de entender que o Flamengo é um time muito complicado de ser batido e que o momento do Tricolor está longe do ideal, já que ainda ronda a zona de rebaixamento, Cuca entende que o clássico pode marcar uma nova fase na competição.

”Vencer um clássico muda qualquer astral e aumenta a confiança do grupo. Principalmente porque o Flamengo vem passando uma grande fase. O Fluminense tem como meta brigar pelo título do segundo turno do Campeonato Brasileiro e para isso vamos precisar ter uma boa pontuação nos clássicos”, disse Cuca.

Para este jogo o Fluminense estará reforçado do zagueiro Thiago Silva, que estava servindo à Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim. Ele formará um trio defensivo com Luiz Alberto e Roger. Na lateral direita Carlinhos e Eduardo Ratinho disputam posição e Cuca só deverá desfazer o mistério no vestiário, minutos antes do encontro. O meia argentino Darío Conca jogará um pouco mais avançado, formando dupla de frente com Washington, uma vez que Dodô teve seu contrato rescindido.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X FLUMINENSE-RJ


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de agosto de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Ednílson Corona (Fifa-SP) e Alessandro Mattos (Fifa-BA)

FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Kléberson e Rubens Sambueza; Marcelinho Paraíba e Obina
Técnico: Caio Júnior

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Thiago Silva, Luiz Alberto e Roger; Carlinhos (Eduardo Ratinho), Maurício, Arouca, Everton Santos e Júnior César; Darío Conca e Washington
Técnico: Cuca


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo