iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

28/08 - 21:18

Inter permite empate, mas elimina Grêmio da Sul-Americana
Agora, clube do técnico Tite enfrentará o vencedor de Universidad Católica, do Chile, e Olimpia, do Paraguai

Gazeta Esportiva

PORTO ALEGRE - O Inter defendeu bem nesta quarta-feira a sua superioridade histórica nos clássicos contra o Grêmio. Com um empate por de 2 a 2 no Olímpico, o time colorado conseguiu passar para a fase internacional da Copa Sul-americana e ao mesmo tempo tirar do torneio continental o seu maior rival.

No primeiro jogo, no Beira-Rio, as equipes haviam empatado por 1 a 1, e pelo critério dos saldos de gol o Inter se classificou. Nos 371 encontros entre os rivais, foi o empate de número 117 entre as duas equipes. No histórico, são 19 vitórias a mais para o Colorado – 137 contra 118. Já no Olímpico, era o Grêmio que detinha a vantagem: 39 vitórias do Tricolor, 44 empates e 32 triunfos vermelhos.

Mas o retrospecto em casa de nada valeu para o Grêmio nesta noite. O triunfo colorado nesta noite trás ao torcedor gremista memórias ruins da edição de 2004 da competição sul-americana, quando o time do Olímpico também foi eliminado pelo Colorado. Após o Inter ter vencido por 2 a 0 o primeiro jogo, o Grêmio ainda conseguiu a vitória no jogo de volta, mas por 2 a 1, resultado que fez com que o Internacional passasse para a seqüência do torneio.

Boa para o Internacional, a classificação foi melhor ainda para o técnico Tite, que ganha um fôlego extra para a sua permanência no comando do clube gaúcho. Notificado nesta semana que deve ficar sem um de seus principais destaques, o meia Alex, de saída para o Al Jazira dos Emirados Árabes, Tite vem sendo criticado pela torcida e a diretoria já via seu trabalho com reservas.

O jogo
Melhor em campo e lutando contra um Grêmio que se atinha à defesa, o Internacional não conseguiu a mostrar sua superioridade no placar no primeiro tempo, passando à frente somente no início do segundo tempo, logo no primeiro minuto, quando Nilmar recebeu em um contra-ataque e fez um gol de craque, com um toquinho que encobriu o goleiro Marcelo Grohe, que ficou vendido na jogada.

Com o time do Grêmio se afobando para conseguir o empate, a tarefa de ampliar o placar ficou um pouco mais fácil para o ataque colorado. Seria um zagueiro, no entanto, que seria o responsável pelo segundo gol do Inter. Após um escanteio aos 25 minutos, cobrado pela direita, Índio subiu sozinho e cabeceou para fazer 2 a 0 para o time do Beira-Rio.

Partindo com tudo para o ataque, o Grêmio abriria caminho para o empate com um gol do colombiano Perea. Depois de um belo passe de Orteman, o atacante deixou um zagueiro gremista caído no gramado e chutou forte na saída de Clemer.

Na seqüência, o goleiro colorado protagonizaria uma cena que beirou o esdrúxulo. Aos 43 minutos, Soares chutou forte da entrada da área, e o adiantado Clemer espalmou para dentro do gol. Caprichosamente, a bola ainda tocaria na trave esquerda antes de entrar e complicar um jogo que parecia ganho para o Internacional.

Apesar da reação tricolor no final da partida, a classificação ficou mesmo com o Internacional por causa dos dois gols marcados fora de casa, contra apenas um do Grêmio, na partida de ida. Agora, o clube do técnico Tite enfrentará o vencedor de Universidad Católica, do Chile, e Olimpia, do Paraguai.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 2 INTERNACIONAL

Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de agosto de 2008, quinta-feira
Horário: 19h20 (horário de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Rocha (Fifa-BA)
Cartões amarelos: Índio, Guiñazu, Clemer (Inter); Jean, Hélder, William Magrão (Grêmio)

Gols: INTERNACIONAL: Nilmar, aos dois, e Índio, aos 25 minutos do segundo tempo.
GRÊMIO: Perea, aos 37, e Soares, aos 43 minutos do segundo tempo.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo, Amaral (Adílson) e Jean; Makelele (Perea), William Magrão, Orteman, Souza e Hélder; Rudnei (André Luís) e Soares.
Técnico: Celso Roth

INTERNACIONAL: Clemer; Índio, Bolívar e Marcão; Ricardo Lopes, Magrão, Guiñazu, D'Alessandro (Edinho) e Gustavo Nery; Taison (Daniel Carvalho) e Nilmar.
Técnico: Tite


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm/Divulgação

Na casa do rival
Defensores do Inter comemoram com goleiro Clemer, frustrando a torcida gremista no Olímpico

Topo