iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

27/08 - 17:22, atualizada às 19:38 27/08

Alex marca e Fenerbahce avança na Liga dos Campeões

Liverpool sofre, mas se garante; Arsenal, Fiorentina, Atlético de Madrid e algumas surpresas também se classificaram

Gazeta Esportiva

ISTAMBUL (Turquia) - O Fenerbahce garantiu sua classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões ao vencer o Partizan Belgrado por 2 a 1, nesta quarta-feira. O brasileiro Alex marcou um dos gols do time turco.

O Fener abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo com Semih Sentürk. Alex ampliou aos treze minutos da etapa final e Tosic diminui 18 minutos depois.

Após o empate na primeira partida, o time turco garante a classificação com a vitória e agora espera o resultado do sorteio da Uefa. Na edição passada da Liga dos Campeões, o Fenerbahce, comandado pelo brasileiro Zico, conseguiu sua melhor campanha na história do torneio ao chegar nas quartas-de-final, sendo eliminado pelo Chelsea.

'Reds' sofrem, mas avançam
O Liverpool conquistou de forma dramática sua vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os 'Reds' derrotaram o Standard Liège por 1 a 0, em Anfield, graças a um gol de Dirk Kuyt aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação. O time de Rafa Benítez havia escapado da derrota no primeiro jogo, que terminou empatado por 0 a 0 e teve o goleiro Pepe Reina defendendo um pênalti.

Reuters
Holandês Kuyt marca e evita um vexame do Liverpool na Liga dos Campeões

Para completar o quarteto inglês nos grupos, o Arsenal selou sua classificação com uma goleada de 4 a 0 sobre os holandeses do Twente, no Emirates Stadium. Samir Nasri, William Gallas, Theo Walcott e Nicklas Bendtner marcaram para os Gunners, que já tinham vencido por 2 a 0 na Holanda.

Liverpool e Arsenal se juntam aos dois finalistas da última temporada, Manchester United e Chelsea, como representantes ingleses na fase de grupos. Itália e Espanha terão o mesmo número de representantes.

Demais jogos
A terceira fase preliminar foi marcada por surpresas, como as classificações de BATE Borisov, Aalborg e Anorthosis Famagusta para os grupos. O Atlético de Madrid, que passou doze anos ausente do torneio, goleou o Schalke 04 por 4 a 0 e confirmou sua vaga.

O Galatasaray, campeão turco, não teve a mesma sorte do rival e foi eliminado com uma derrota por 1 a 0 para o Steaua Bucareste. Os romenos, que arrancaram um 2 a 2 na Turquia, avançaram graças ao gol de Banel Nicolita.

Os dois representantes ucranianos se garantiram sem sustos. O Dynamo Kiev repetiu em casa os 4 a 1 da ida contra o Spartak Moscou, enquanto o Shakhtar Donetsk foi à Croácia e bateu o Dinamo Zagreb por 3 a 1, depois de fazer 2 a 0 no primeiro jogo. Os brasileiros Luiz Adriano e Willian marcaram para o Shakhtar.

AP
Brasileiros Brandão e Willian marcaram os gols que classificaram o Shakhtar

A Fiorentina fechou o quarteto italiano nos grupos, ao lado de Internazionale, Roma e Juventus, com o empate por 0 a 0 diante do Slavia Praga, na República Tcheca. No primeiro jogo, em Florença, vitória da 'Viola' por 2 a 0.

O sonho do Vitória de Guimarães de chegar aos grupos foi desfeito na derrota por 2 a 1 para o Basel. O time português pode se queixar de um gol incorretamente anulado por impedimento a três minutos do final.

O Olympique Marseille fez 2 a 1 nos noruegueses do Brann, com dois gols de Mamadou Niang, e garantiu sua vaga. No primeiro jogo, o OM fez 1 a 0 como visitante.

As maiores surpresas ficaram por conta das classificações inéditas do BATE Borisov (Bielorrússia) e do Anorthosis Famagusta (Chipre).

Veja abaixo os resultados que definiram os classificados para a fase de grupos da Liga (em negrito, os times que avançaram):

Terça, 26/agosto
Artmedia Petrzalka-ESL 1x1 Juventus-ITA [ida: 0x4]
Wisla Cracóvia-POL 1x0 Barcelona-ESP [ida: 0x4]
Panathinaikos-GRE 1x0 Sparta Praga-RTC [ida: 2x1]

Quarta, 27/agosto
Liverpool-ING 1 x 0 Standard Liège-BEL (prorrogação) [ida: 0x0] (leia mais
Arsenal-ING 4 x 0 Twente-HOL [ida: 2x0]
Slavia Praga-RTC 0 x 0 Fiorentina-ITA [ida: 0x2]
Fenerbahçe-TUR 2 x 1 Partizan-SER [ida: 2x2]
Olympique Marseille-FRA 2 x 1 Brann-NOR [ida: 1x0]
Atlético de Madrid-ESP 4 x 0 Schalke 04-ALE [ida: 0x1] (leia mais)
Dinamo Zagreb-CRO 1 x 3 Shakhtar Donetsk-UCR [ida: 0x2]
BATE Borisov-BIE 1x1 Levski Sofia-BUL [ida: 1x0] (leia mais)
Kaunas-LIT 0x2 Aalborg-DIN [ida: 0x2] (leia mais)
Dynamo Kiev-UCR 4 x 1 Spartak Moscou-RUS [ida: 4x1]
Steaua Bucareste-ROM 1 x 0 Galatasaray-TUR [ida: 2x2]
Basel-SUI 2 x 1 Vitória de Guimarães-POR [ida: 0x0]
Olympiacos-GRE 1 x 0 Anorthosis Famagusta-CHI [ida: 0x3] (leia mais)

Blogs iG Esporte:


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Reuters

Destaque decisivo
Alex, comemorado pelos companheiros do time turco, marcou um no jogo que classificou o Fener

Topo