iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/08 - 10:24

Santos tenta reagir contra o vice-líder Cruzeiro
Técnico santista ainda não conseguiu vencer; Cruzeiro quer encostar no líder Grêmio após derrota para o Botafogo

Gazeta Esportiva

SANTOS - Depois de não conseguir reagir no Campeonato Brasileiro diante do lanterna Ipatinga, o Santos tentará a vitória contra o vice-líder da competição, às 16 horas (de Brasília) deste domingo, na Vila Belmiro. Enquanto o Cruzeiro sonha com o título nacional, a equipe comandada por Márcio Fernandes aparece na penúltima colocação.

Além do Cruzeiro, o Santos terá outros problemas a superar. O principal deles é que o time alvinegro não derrota um adversário desde o dia 20 de julho, quando a equipe ainda comandada por Cuca venceu o Internacional por 1 a 0, no Beira Rio. De lá pra cá, foram cinco jogos com três derrotas e dois empates. Márcio Fernandes, que assumiu o Peixe há três rodadas, ainda não conseguiu triunfar (obteve dois empates e uma derrota).

Como se não bastasse o desempenho, o treinador ainda poderá ter um novo desfalque para o duelo contra a Raposa. O lateral-esquerdo Kleber sofreu uma torção de tornozelo no primeiro tempo do empate com o Ipatinga (1 a 1) quarta-feira, em Minas, e é dúvida. O jogador desembarcou na última quinta-feira com o tornozelo imobilizado devido ao inchaço e às dores no local da contusão. Ele fará tratamento intensivo até momentos antes do jogo de domingo e, caso não se recupere a tempo, Carleto atuará em seu lugar.

A boa notícia para o duelo contra a Raposa fica por conta dos reforços que Márcio Fernandes terá à disposição. O meia Molina, recuperado de uma contratura na coxa, e o zagueiro Adaílton, recontratado pelo Peixe na última terça-feira e que recentemente se recuperou de uma lesão no joelho, por estarem sem ritmo de jogo, devem ficar apenas como opção. Já Michael, livre de suspensão pelo terceiro cartão amarelo, retorna ao meio-campo santista.

Além destes três jogadores, o treinador terá a volta do volante Rodrigo Souto, que foi liberado pela Fifa da suspensão de dois anos por doping. A entidade julgou procedente o recurso do jogador, que pedia o direito de retornar ao futebol. Assim, o meio-campo poderá voltar a jogar pelo Santos

Rodrigo Souto não joga desde o dia 5 de julho, quando sua equipe saiu de campo derrotada por 1 a 0 pelo Atlético Paranaense, na Arena da Baixada. Desde então, a suspensão passou ter valor. No entanto, o volante deve ser escalado diante dos mineiros, pois vem treinando com grupo no CT Rei Pelé.

Com o retorno de Souto ao meio-campo santista, existe a possibilidade do treinador sacar Dionízio e improvisar Wendel na lateral-direita. Assim, o Peixe deve atuar com três volantes: Roberto Brum, Rodrigo Souto e Bida. Já Michael ficará responsável pela armação das jogadas.

No setor ofensivo para acompanhar o artilheiro Kléber Pereira, a dúvida está entre Lima e Nelson Cuvas. O paraguaio confundiu o treinador ao marcar o único gol do Santos no Ipatingão, após entrar no lugar de Lima.

Já o Cruzeiro, apesar de vir de uma derrota, chega animado para esta partida. Afinal, no jogo contra o Botafogo havia muitos desfalques e, mesmo assim, o time conseguiu uma atuação satisfatória, perdendo por 1 a 0, com um gol já no fim da partida e originado num pênalti duvidoso. Para enfrentar o Santos, retornam ao time Espinoza, Fabrício e Charles. Com dores na coxa esquerda, Wagner ainda é dúvida.

A Raposa ainda tem outro bom motivo para não perder o ânimo. Palmeiras e Grêmio, os mais fortes concorrentes ao título, também perderam seus jogos na última rodada, mantendo a corrida pela ponta exatamente como estava. Assim, o time celeste é o segundo colocado, com 39 pontos, ainda embalado para alcançar o Tricolor Gaúcho, que tem 44.

Quando se olha para a classificação do Brasileirão, pode parecer que, para o vice-líder, vencer o vice-lanterna seja uma obrigação. Contudo, o que os jogadores do Cruzeiro enxergam pela frente não é um time na zona de rebaixamento, mas sim a tradição do Santos.

“Acreditamos que todo jogo seguinte será difícil e contra o Santos não será diferente. É uma grande oportunidade para a gente reabilitar. Independentemente da situação do Santos é sempre uma partida complicada”, lembra o atacante Guilherme.

Já o volante Fabrício não respeita somente a camisa, como também o elenco do Peixe. “Acho que no momento o Kleber Pereira é o jogador mais perigoso do Santos. Precisamos de uma atenção especial em cima dele, que vive um bom momento. Tem também o Kléber que chama muito o jogo e tem habilidade com a perna esquerda. A atenção maior é nesses dois, sem esquecer dos outros”, admite.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X CRUZEIRO

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 24 de agosto, domingo
Horário: 16 horas (em Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)

CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Espinoza e Jadílson; Fabrício, Charles, Henrique e Gerson Magrão (Wagner); Guilherme e Weldon
Técnico: Adilson Batista

SANTOS: Douglas; Wendel (Dionízio), Domingos, Fabiano Eller, Kleber (Thiago Carleto); Roberto Brum, Rodrigo Souto, Bida e Michael; Lima (Nélson Cuevas) e Kléber Pereira
Técnico: Márcio Fernandes


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo