iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

17/08 - 20:20

Botafogo ganha a quinta seguida e entra no G-4
Jorge Henrique marcou o gol que deu ao time carioca a 5ª vitória consecutiva na competição e o 4º lugar na tabela

Gazeta Esportiva

RECIFE - Uma arrancada brilhante desde a chegada do técnico Ney Franco resultou ao Botafogo a entrada na zona de classificação para a Copa Libertadores, o chamado G-4, neste domingo, quando o Glorioso derrotou o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro.

Jorge Henrique marcou o gol que deu ao time carioca a quinta vitória consecutiva na competição e a quarta posição, com 34 pontos. Os pernambucanos permaneceram com 27 pontos.

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, pois o Sport tentava se impor na base da velocidade, diante de um Botafogo que não se intimidava na Ilha do Retiro e atacava usando a habilidade de seus homens de frente. O Alvinegro assustou primeiro. Logo aos dois minutos Wellington Paulista chutou cruzado, para fora. Dois minutos depois Zé Carlos arriscou à esquerda do goleiro Magrão.

A equipe pernambucana assustou pela primeira vez aos sete minutos, num chute de Sidny, sobre o gol. Apesar de bem postada em campo a defesa botafoguense quase foi vazada aos 28 minutos, quando Francisco Alex cruzou da direita e Carlinhos Bala cabeceou sobre o gol.

Carlos Alberto era o jogador mais perigoso do Botafogo, principalmente quando tentava jogadas individuais, como aos 33 minutos, quando se livrou de Durval e chutou para a defesa de Magrão. O último lance de perigo do primeiro tempo foi pernambucano.

Dutra cruzou, Carlinhos Bala se antecipou a Triguinho e escorou para fora. Na volta para o segundo tempo o técnico do Sport, Nelsinho Baptista, surpreendeu ao tirar Carlinhos Bala e promover a entrada do jovem Ciro. E o garoto entrou querendo mostrar serviço, tanto que no primeiro minuto fez boa jogada individual pelo lado esquerdo, mas concluiu na rede pelo lado de fora.

Com jogadores mais técnicos o Botafogo abriu o marcador aos dez minutos. Carlos Alberto acionou pela esquerda Wellington Paulista. O atacante avançou na área e cruzou para o complemento certeiro de Jorge Henrique. A partir daí o Sport se lançou ao ataque e por muito pouco não empatou cinco minutos depois. Moacir cruzou e Joélson chutou, de primeira, para fora. Aos 29 foi a vez de Moacir chutar para fora, assustando o goleiro.

Outra excelente oportunidade para o Sport aconteceu aos 38 minutos, quando Sidny recebeu belo passe na área e chutou para Renan salvar com os pés. Aos 43 foi a vez de o goleiro botafoguense defender um chute de Moacir. Depois disso os cariocas administraram a vantagem até o fim.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. O Sport visita o Vitória no Estádio Barradão, em Salvador, às 19h30. Já o Botafogo, um pouco mais tarde, às 20h30, recebe o Cruzeiro no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA
SPORT 0 x 1 BOTAFOGO (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 17 de agosto de 2008 (Domingo)
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Antônio Carlos de Oliveira (ES) e Helberth Andrade (MG)
Cartões amarelos: Renato Silva e Carlos Alberto (Botafogo)

Gols: BOTAFOGO: Jorge Henrique, aos dez minutos do segundo tempo.

SPORT: Magrão, Sidny, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Moacir, Francisco Alex (Roger) e Luciano Henrique (Juninho); Carlinhos Bala (Ciro) e Joélson.
Técnico: Nelsinho Baptista

BOTAFOGO: Renan, Thiaguinho, Renato Silva, André Luis e Triguinho; Túlio, Zé Carlos (Gil), Lucio Flavio e Carlos Alberto (Eduardo); Jorge Henrique e Wellington Paulista (Lucas Silva).
Técnico: Ney Franco

Charge iG Esporte:

Milton Trajano
cha

Leia também:


Leia mais sobre: Botafogo Sport

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

No G-4
Botafogo acumula cinco vitórias consecutivas e entrou na zona de acesso para a Libertadores

Topo