iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/08 - 19:47

STJD anula jogos da Série C e exclui Rafinha do futebol
Rafinha nunca mais poderá atuar profissionalmente

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva encerrou, nesta quinta-feira, a grande polêmica pela qual passava a Série C do Campeonato Brasileiro. O caso da possível combinação de resultados entre Toledo e Marcílio Dias voltou a julgamento e a decisão foi de anular as partidas.

Na ocasião, durante a última rodada da primeira fase da Série C, em partida pelo grupo 15, Marcílio Dias e Toledo atrasaram o reinício do segundo tempo, ao promover a troca de uniforme do time catarinense. Com a mudança, as equipes ficaram com cores semelhantes e tiveram de voltar aos vestiários para nova troca.

Enquanto isso, Inter de Santa Maria e Engenheiro Beltrão se enfrentavam e o atraso permitiu às equipes determinar que um empate classificaria ambas. Após o jogo, que terminou sem gols, o jogador Rafinha denunciou a combinação de resultados e o caso foi parar no tribunal, onde o Pleno do STJD tomou a decisão final.

Assim, as partidas do Grupo 15 da última rodada da primeira fase foram anuladas e terão de ser jogadas novamente. Já Rafinha, que, inicialmente tinha sido suspenso por cinco jogos, foi excluído do futebol com base no artigo 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por ‘Proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado de competição’. Rafinha nunca mais poderá atuar profissionalmente.

A única decisão mantida pelo Pleno do STJD em relação ao primeiro julgamento foi a absolvição do técnico Sérgio Ramirez, do Marcílio Dias, que poderia ter impedido a troca de camisas. O comandante afirmou que a decisão não foi sua, e sim, do presidente do clube, o que foi confirmado pelo cartola. Assim, Marlon Bendini será investigado por um inquérito que apurará os acontecidos.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo