iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/08 - 19:17

Segundo Cuca, Fluminense precisa de 50% dos pontos para não cair
“Esta é a nossa meta e todo jogo será decisivo a começar por domingo", disse o comandante

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO -  O técnico Cuca chegou ao Fluminense consciente da difícil tarefa que será livrar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Assim, seu planejamento começou pela projeção de quantos pontos a equipe terá de fazer no segundo turno da competição e, de acordo com suas contas, o aproveitamento terá que ser dobrado para não jogar a Série B de 2009.

Segundo o ex-treinador de Botafogo e Santos, o tricolor carioca precisa de um total de 44 pontos para não encerrar o nacional entre os quatro últimos. “Esta é a nossa meta e todo jogo será decisivo a começar por domingo. Precisamos de uma média de 1,5 pontos por jogo. Isso significa que o empate não é bom. Temos de buscar as vitórias”, afirmou Cuca.

No primeiro turno, quando o time ainda disputava a Copa Libertadores e tinha o elenco completo, os comandados de Renato Gaúcho fizeram 16 pontos em um total de 57 possíveis – aproveitamento de 28%. Assim, Cuca tem a missão de dobrar o aproveitamento do time se quiser chegar aos 44 pontos: para conquistar os 28 pontos necessários, será preciso aproveitar 49% da pontuação nom turno final.

A meta colocada por Cuca é controversa, de acordo com a pontuação dos rebaixados nas duas vezes em que o Brasileirão de pontos corridos foi disputado com apenas 20 equipes na Série A. Em 2006, o Palmeiras terminou em 16° com os mesmos 44 pontos, livrando-se de nova incursão pela Série B, enquanto que, na última edição, a mesma pontuação não conseguiu salvar o Corinthians da queda.

O Fluminense de Cuca começa a maratona rumo aos 44 pontos no próximo domingo, às 18h10 (de Brasília), contra o Atlético-MG. A partida acontece no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo