iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

07/08 - 08:18

Lucchese: Meio século longe da elite
Pequeno clube italiano, hoje na quarta divisão, tenta reviver seus melhores dias

Trivela.com

SÃO PAULO - O pequeno Lucchese está fora da primeira divisão italiana há 56 anos e levará no mínimo mais quatro anos para poder voltar ao palco maior do campeonato da Bota. A equipe da cidade de Lucca na região da Toscana atualmente disputa a série C1-B, o equivalente a quarta divisão.

O clube foi fundado em 1905 pelos irmãos Vittorio e Guido Menesini quando após uma viagem ao Brasil retornaram à cidade de Lucca com uma bola. Soa estranho que no país que disputa com a Inglaterra a invenção do esporte mais popular do mundo o fato de um clube ser formado nos moldes de Charles Miller invertido.

O primeiro nome do clube foi o Lucca Football Club. Em 1924 se associa ao Unione Sportiva Lucchese-Libertas. Desde o início as cores adotadas para o uniforme são o vermelho e preto e como o principal rubro-negro italiano recebe o apelido de rossoneri.

A melhor fase do time acontece nos anos pré-guerra. Conquista campeonatos locais e pela primeira vez disputa a divisão principal em 1936/37 onde permanece por três anos.

Clube tem história com campeões mundiais

Como destaque o jogador Aldo Olivieri que depois passaria pelo Torino e se tornaria campeão mundial em 1938. Com a explosão da Segunda Guerra Mundial o time sofreu um retrocesso. Somente em 1947/48 o Lucchese volta à série A e permanece até 1952. Durante os cincos anos a melhor posição foi o oitavo lugar na temporada 48/49. Quando enfrentou os grandes times da época como o Torino, Juventus, Milan e os outros grandes o estádio recebeu públicos estimados de 20 mil pessoas. Hoje por medidas de segurança somente pouco mais de sete mil lugares estão disponíveis.

Outros nomes de jogadores e de treinadores estão na história do Lucchese e que merecem destaque. O atual treinador da Squadra Azzurra Marcello Lippi comandou o time na temporada 91/92, depois se transferiu ao Atalanta e Napoli para posteriormente chegar a Juventus e se consagrar. Quem dirigiu o time também foi Ferruccio Valcareggi na década de 40. Anos depois se tornaria técnico da seleção campeã da Eurocopa de 1968 e vice na Copa de 1970.

Giovanni Galli, goleiro, campeão mundial em 1982 como reserva e titular na Copa seguinte pendurou as chuteiras defendendo as cores do time de Lucca na temporada 95/96. O atacante brasileiro naturalizado belga Luis Oliveira também passou pelo Lucchese quando tinha 37 anos na temporada 05/06.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo