iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/08 - 23:57

Washington faz três e dá vitória ao Fluminense sobre São Paulo

No clássico dos Tricolores, o paulista saiu na frente com Hugo, mas os cariocas viraram com três de Washington

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Os jogos contra o São Paulo em 2008 trazem boas recordações ao Fluminense. Pouco mais de dois meses depois de ter eliminado a equipe paulista na Copa Libertadores, o Tricolor das Laranjeiras venceu a equipe de Muricy Ramalho por 3 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, no estádio do Maracanã.

O destaque da partida foi o atacante Washington, que, depois de ter sido o algoz do Tricolor paulista na Libertadores, marcou os três gols da vitória dos cariocas nesta quarta. Com o resultado, o Fluminense quebrou a série de quatro jogos sem vitórias no Brasileirão e chegou aos 16 pontos, mas ainda segue na penúltima posição. A torcida carioca, que antes do início protestou contra a má fase, terminou a partida em festa.

Já o São Paulo deu adeus a uma série de três jogos sem derrotas e ainda corre o risco de deixar o G-4 no complemento da rodada, já que permanece com 30 pontos, no quarto lugar. O time de Muricy Ramalho voltará a campo no sábado, quando enfrentará o Goiás, no Morumbi. O Fluminense, por sua vez, enfrentará o fora de casa o Ipatinga, no domingo.

O jogo: Depois de a torcida do Fluminense protestar contra a fase do time antes mesmo de a bola rolar, o São Paulo começou no ataque e, aos quatro minutos, Éder fez boa assistência para Hugo na área, mas Fernando Henrique mostrou que estava atento e chegou antes do meia são-paulino. Na resposta dos donos da casa, Washington arrancou desde a intermediária, invadiu a área e caiu ao disputar com os são-paulinos, mas o árbitro considerou o lance normal.

Com Somália e Washington na dupla de frente, o Fluminense passou a apostar em jogadas aéreas. Depois de cobrança de escanteio, foi o zagueiro Luis Alberto quem cabeceou, mas, na seqüência do lance, o árbitro assinalou impedimento de Washington.

Do outro lado, Hugo arriscou a batida da intermediária, mas Fernando Henrique defendeu com segurança. O Fluminense tocava a bola no sistema ofensivo em busca de um espaço para ameaçar Rogério Ceni, mas o São Paulo se mostrava mais perigoso nos contragolpes, mesmo tirando a paciência de Muricy Ramalho com os erros de passes. Depois de uma rápida troca de toques, André Lima soltou um forte chute e exigiu boa defesa do goleiro adversário.

Na boa resposta dos donos da casa, Somália fez jogada individual e passou na pequena área para Washington, que girou e chutou por cima do travessão. Mas os contragolpes do Tricolor paulista continuaram perigosos. Após nova triangulação na entrada da área, Éder Luis saiu de frente para o gol, mas foi travado pela defesa.

As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, e o São Paulo não demorou para abrir o placar. Aos três minutos, Roger cortou cruzamento na área do Fluminense e o rebote sobrou para Hugo, que chutou para as redes dos donos da casa.

No entanto, o Fluminense conseguiu se reerguer aos 10 minutos, quando o árbitro Leonardo Gaciba anotou pênalti de Éder sobre Romeu. O centroavante Washington fez a cobrança e igualou o placar. O gol animou o Fluminense, que teve boa chance em cobrança de falta de Conca, defendida por Rogério Ceni.

Aos 17 minutos, o time da casa virou o placar. Tartá cruzou da esquerda para Washington, que dominou e chutou forte para as redes. A equipe local continuou buscando o ataque, mas Washington errou finalização de dentro da área. Do outro lado, Rogério Ceni carimbou a barreira em cobrança de falta.

Com o placar adverso e ainda cedendo contragolpes ao adversário, Muricy Ramalho tirou Hugo e Joilson para colocar o volante Jean e o atacante Aloísio no São Paulo. Já no Fluminense, Renato Gaúcho substituiu Somália e Carlinhos por Maicon e Ânderson.

O Fluminense, então, definiu o placar aos 38 minutos, quando a zaga do São Paulo falhou e Washington trombou até mandar a bola para as redes.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 x 1 SÃO PAULO (Veja como foi o jogo lance a lance)


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de agosto de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 21h50min (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Cartões amarelos: Joilson, Aloísio e Richarlyson (São Paulo)
GOLS:FLUMINENSE: Washington, aos dez, aos 17 e aos 38 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Hugo, aos três minutos do segundo tempo

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos (Ânderson), Luiz Alberto, Roger e Júnior César; Fabinho, Romeu, Tartá (Fernando) e Darío Conca; Somália (Maicon) e Washington
Técnico: Renato Gaúcho

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Éder, André Dias, Rodrigo e Richarlyson; Joílson (Aloísio), Zé Luis, Hugo (Jean) e Jorge Wagner; Éder Luis e André Lima
Técnico: Muricy Ramalho

Leia também:


Leia mais sobre: Fluminense São Paulo Brasileirão

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo