iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/08 - 08:35

Urretaviscaya: do Uruguai ao Benfica
Atacante chamou a atenção das Águias ao se destacar no torneio Clausura de seu país

Trivela.com

LISBOA (Portugal) - Sensação do último Clausura uruguaio e um dos valores emergentes do futebol sul-americano, Urretaviscaya é a nova contratação do Benfica. O jogador, tratado como jóia rara em seu país, neste mercado esteve cotado pelas principais equipes européias, Ajax, Chelsea, Porto, Sporting, etc. Assinou por cinco anos com os encarnados, numa transferência em torno de dois milhões de euros.

O jogador de apenas 18 anos é cria do River Plate de Montevidéu. Marcou 9 gols em 15 jogos na sua estréia pelo time principal, ajudando a equipe a se manter na ponta de cima da tabela – brigava rodada a rodada com o Penarol na conquista do clausura. Atacante rápido e habilidoso, ele pode jogar também na meia esquerda. É “miúdo”, tem apenas 62 Kg e 1,75m. Franzino, o jogador conhecido como Urreta é apontado como o reforço que Quique Flores estava ansioso por chegar. Mesmo ansioso, Quique aponta o jogador como futura esperança e não pretende queimar o jogador neste momento. “É muito jovem, temos de esperar pela evolução natural do jogador, mas esta época não podemos esperar pela formação de jogadores”, disse o treinador.

Destaque no Clausura uruguaio, o jogador também se destacou no sul-americano sub-17 no Equador, ano passado. Mesmo marcando dois gols em quatro jogos, Urreta, titular absoluto, não conseguiu classificar seu país para a disputa do mundial da categoria naquele ano. No sub-15 em 2005, na Bolívia, ele ainda não mostrava todo seu potencial, alternava entre a titularidade e a reserva. Não marcou nenhum gol. Atualmente o jogador atua na seleção sub-20, só que não foi convocado para a disputa do torneio amigável, “Ciudad de Trinidad”, disputado anualmente entre as seleções do Uruguai, Paraguai, Venezuela e Estados Unidos, neste mês de agosto.

Benfica

Urreta que usará a camisola 16 – camisa, no português de Portugal – começou a treinar no dia 13 de julho, mas só foi apresentado no dia 24. Antes mesmo de ser apresentado oficialmente à imprensa, o jogador estreou no amistoso contra o Estoril. Começou na reserva.

Um dia depois da apresentação, o jogador entrou em campo como titular diante do Blackburn Rovers, no torneio do Guadiana. Urreta era o quarto homem do meio-campo. Atuou no lado esquerdo, num meio-campo formado por Fillipe Bastos (18 anos, ex-Botafogo) e Nuno Assis mais atrás, como volantes e Carlos Martins do lado direito. Aos sete minutos de jogo, a jogada começa no lado direito com a lateral Luis Filipe. O lateral tocou para o meia Carlos Martins que colocou o brasileiro Fillipe na cara do gol. O volante chutou cruzado e o goleiro do time inglês, Bronn, rebateu a bola para a entrada da área que Urreta, bem colocado, marcou seu primeiro gol. No final, o Benfica perdeu por 3 a 2. Urreta saiu no intervalo.

No dia 27, ainda no torneio do Guadiana, o Benfica perdeu para o Sporting por 2 a 0. O site oficial do Benfica nomeou Urretaviscaya como um dos destaques da partida.

Confira:

Urreta – Muita alma

Jogou largos minutos, revelando sempre muita intensidade na procura da bola, e revelou inteligência na procura de espaços vazios, estando sempre em jogo e não tendo receio em enfrentar os centrais adversários em lances de um contra um. Foi pena que a bola não lhe chegasse em boas condições em todas as fases do jogo, pois sempre que tal aconteceu criou desequilíbrios no último reduto contrário. Muito esforço num jovem que revela qualidade técnica e velocidade.

Curiosidades

O jogador tem raízes familiares com região basca, da Espanha. No verão de 2007, ele esteve para assinar com o Tottenham, mas não foi concedida sua licença de trabalho.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo