iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/08 - 16:17

Flamengo não corre risco de punição, explica advogado
Vandinho enfrentou o Cruzeiro, porém, suspensão automática de cartão amarelo na Série B não se cumpre na Série A

Léo Morelli e Mário André Monteiro, do iG Esporte

SÃO PAULO – De acordo com o advogado especialista em direito esportivo João Zanforlim, o Flamengo não será indiciado nem punido pela Justiça por escalar o atacante Vandinho, ex-Avaí, na derrota para o Cruzeiro no último domingo, no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“De acordo com a lei, a suspensão gerada por terceiro cartão amarelo só deverá ser cumprido na mesma competição. Já a suspensão por cartão vermelho, de acordo com a Fifa, passa a valer em outra competição, assim como punições da Justiça Desportiva”, explica Zanforlim.

Entenda o caso
Avaí x Ponte Preta aconteceu no dia 26 de julho, ou seja, dois dias antes do Flamengo anunciar a contratação.

Neste seu último jogo com a equipe catarinense pela segunda divisão, contra a Ponte Preta, Vandinho foi advertido com o terceiro cartão amarelo, que pelo regulamento da CBF suspende automaticamente um jogador da partida seguinte.

Dois dias depois de confirmar seu novo reforço, o Flamengo encarou o Palmeiras no Palestra Itália, sem Vandinho, já que ele ainda era jogador do Avaí e seria regularizado no Flamengo somente no dia 1º de agosto. Os catarinenses só jogariam no dia 2 de agosto, contra o CRB, já sem o registro de Vandinho no clube.

Porém, o jogador foi contratado pelo Flamengo, que disputa a Série A, e não precisaria cumprir a suspensão, no último domingo, contra o Cruzeiro.

Mas neste último domingo, já registrado na CBF como jogador do Flamengo, o atacante entrou em campo no segundo tempo e marcou o gol do Flamengo na derrota por 2 a 1, no Maracanã.

De acordo com o regulamento geral das competições da CBF, o artigo 32 do capítulo 3 permite entender que o jogador teria que cumprir o jogo de suspensão, independente se no Avaí ou no Flamengo. Veja abaixo.

Capítulo III
Da condição de jogo dos atletas

Artigo 32

Parágrafo 2º - Nos casos em que o regulamento da competição permitir que um atleta seja transferido após já ter atuado, as expulsões de campo, as advertências com cartões e as punições aplicadas pela Justiça Desportiva, pendentes de cumprimento, serão levadas pelo atleta para o novo clube.

Parágrafo 3º
- Nos casos em que um atleta seja transferido de um clube para outro, de séries diferentes, serão levadas pelo atleta as punições aplicadas pelo STJD, pendentes de cumprimento.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

flamengo eltinho vandinho

Regulamento confuso
Vandinho (esquerda) jogou pelo Flamengo, mas teria que cumprir suspensão apenas na Série B

Topo
Contador de notícias