iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

31/07 - 08:27

O (re)começo do sonho na Turquia
Fenerbahçe começou bem a atual temporada com um triunfo na fase preliminar da Liga

Trivela.com

Para o Fenerbahçe, a temporada 2008/2009 começou oficialmente nesta quarta feira, com a vitória por 2 a 0 sobre o MTK Hungria, de Budapeste, válida pela 2ª fase eliminatória da Uefa Champions League. O resultado da partida, disputada no estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul, deixam os Canários Amarelos em boa situação no confronto contra os húngaros.

Os gols foram marcados por Roberto Carlos e Selçuk Sahim, em lances parecidos. Ambos saíram de chutes da intermediária do time húngaro, e contaram com desvios da defesa para que a bola entrasse.

Se a partida realizada pelo Fenerbahçe não foi das mais primorosas, pelo menos cumpre os objetivos traçados pelo experiente técnico Luis Aragonés. Para a sua estréia no comando dos Canários Amarelos, o espanhol disse que esperava uma vitória, e, se possível, sem ter a defesa vazada. Ambos os objetivos foram cumpridos, e o Fener levam para Budapeste uma situação confortável para o confronto seguinte.

Além disso tudo, trás aos torcedores do Fener uma maior tranquilidade. Afinal, há uma estatística curiosa envolvendo os confrontos de Fenerbahçe e MTK. Pelo retrospecto, os turcos são grandes fregueses do clube de Budapeste. E foram derrotados pelos húngaros em confrontos na antiga Recopa de 1963/4 e na Copa Uefa 1999/2000. Tudo indica que esta sina será quebrada.

Mas se a passagem para a próxima fase da UCL parece garantida, os objetivos do Fener são bem mais ambiciosos para a temporada. É o que se espera de um clube que investiu respeitáveis 50 milhões de Euros nesta temporada de verão. E é o que se espera de um time que tem jogadores como David Guiza e Emre Belozoglu, que teriam mercado em centros mais poderosos do futebol europeu, mas foram adquiridos pelo Fener neste verão europeu.

E é esperada uma transição daquele que era o mais brasileiro dos clubes europeus para um clube mais global. Os movimentos da direção do clube indicam isso. Além da saída do técnico Zico e da sua comissão técnica, o turco-brasileiro Mehmet Aurélio também se transferiu para a Espanha (Real Betis), reduzindo a colônia brasileira no Fenerbahçe. Além disso, Deivid se machucou, e não voltará aos gramados tão logo.

Mas ainda assim, Alex, Roberto Carlos, Edu Dracena, Vederson e Mateus integram o elenco do clube auri-azul (além dos sul-americanos Cláudio Maldonado e Diego Lugano, que se destacaram no futebol brasileiro).

Com esta mudança no comando do time, há a expectativa de uma mudança no estilo de jogo do Fener. A torcida espera de Aragonés uma reformulação do estilo de jogo dos canários. Do estilo de passes mais cadenciado implantado por Zico, um estilo mais veloz, com ênfase aos cruzamentos, para se valer das qualidades de Guiza.

Os objetivos para a temporada? Nacionalmente, o clube popular da Turquia pretende retomar a coroa do futebol turco, conquistando a Süper Lig. E, continentalmente, não há dúvidas que há a intenção do Fenerbahçe é de, pelo menos, repetir a campanha da UCL 2007/8...

Se terão êxito? Existem boas possibilidades. Resta saber se os Canários não sucumbirão à pressão.



Fim do sonho


Panionios e Sivasspor tinham disputas difíceis pela Copa Intertoto. Disputavam com Napoli e Sporting Braga a classificação para a Copa Uefa. Mas não tiveram sucesso, e a aventura européia dos dois times acaba por aqui.

O Sivasspor teve a sua primeira experiência em gramados europeus. Depois de ter sido o mais surpreendente protagonista da equilibradíssima temporada 2008 da Süper Lig, o pequeno clube de Sivas ficou com a quarta colocação. A decisão foi apertada. Empatados em pontos com Fenerbahçe e Besiktas, o Sivasspor foi superado pelos dois gigantes apenas pelos confrontos diretos -que são o principal critério de desempate. De toda a forma, o clube da Anatólia Central tinha a honra de defender a honra do futebol turco numa competição continental.

O Sivasspor passou pelo Grbalj de Montenegro, mas não conseguiu repetir a façanha contra um clube de um centro mais poderoso, como é Portugal. Contra o Sporting Braga, o clube de Sivas foi derrotado em casa e fora por 2 a 0 e 3 a 0, respectivamente.

Já o Panionios, quinto colocado na Super League, superou os sérvios de OFK Beograd vencendo por 3 a 1 em casa depois de ter sido derrotado fora por 1 a 0. Porém, também enfrentariam um time de maior tradição na fase final da Copa Intertoto -o Napoli, da Itália.

E os Istorikos também foram derrotados nas duas partidas. Não foram derrotas tão sonoras quanto as dos turcos, mas os dois resultados negativos (ambos por 1 a 0, em partidas equilibradas) custaram aos Kyanerythri (rubro-azuis) a vaga na Copa Uefa.

Assim, Napoli e Braga se juntam à times como o Besiktas, o AEK e o Aris, já na segunda fase classificatória da Copa Uefa. Além deles, os cipriotas do APOEL e do Omonia também tem boas chances de se classificar. O APOEL empatou sem gols fora de casa contra o Pelister, e o Omonia venceu o Milano por 2 a 0 em casa. Ambos decidem a vaga neste dia 31.

As chaves da segunda fase classificatória serão sorteadas no dia 1º de Agosto, na sede da Uefa, na cidade de Nyon (Suíça).

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo