iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/07 - 23:52

Valdívia renasce e mantém Verdão perto do G-4 ao bater Flamengo

Meia deu assistência para Sandro Silva fazer o gol da vitória contra os cariocas no Parque Antártica

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - O principal jogador do Palmeiras voltou a aparecer na noite desta quarta-feira. Depois de mais de um mês de atuações apagadas, Valdívia foi decisivo como no Campeonato Paulista e deu ao Verdão uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, em duelo direto de dois concorrentes ao título brasileiro no Palestra Itália. E foi novamente aclamado pela torcida que o criticou nos últimos jogos. Veja os gols no player ao lado>>

O triunfo na partida em que Vanderlei Luxemburgo completava 300 jogos no comando alviverde foi garantido aos sete minutos, quando o camisa 10 deu lindo passe para Sandro Silva chutar no ângulo de Bruno e garantir três pontos que mantém o time perto da zona de classificação da Libertadores. Os paulistas terminam o dia em quinto lugar com 28 pontos, mesma pontuação dos cariocas, que estão uma posição acima.

O jogo
Concorrentes diretos na briga pelo título brasileiro, Palmeiras e Flamengo usaram de suas principais armas para tentar triunfar no Palestra Itália: suas laterais. Neste quesito, foram os canhotos, de ambas as equipes, que predominaram. Leandro e Juan foram constantemente acionados e triunfavam sobre as marcações de Leonardo Moura e Elder Granja, respectivamente.

Dos dois camisas 6, quem começou melhor foi o alviverde. Luxemburgo montou um time para apoiar pelos lados, com Jumar ajudando Granja e Sandro Silva auxiliando Leandro. Os quatro tinham ainda a ajuda de Diego Souza, Valdívia, Kléber e Alex Mineiro, todos em movimentação constante.

E a fraca atuação de Leonardo Moura no início da partida facilitou a vida de Leandro. Com 18 minutos de jogo, o lateral mandante já havia criado três grandes chances. Aos cinco, cruzou na cabeça de Alex Mineiro e repetiu a jogada aos 10 com Diego Souza, mas as duas conclusões passaram por cima do gol de Bruno.

Pouco depois, Cristian rebateu mal novo cruzamento e deixou para Diego Souza bater com perigo. O gol só não saiu porque Bruno fez linda defesa de mão trocada e deixou o grito dos palmeirenses que lotaram o Palestra Itália entalado na garganta.

Se tinha um Leandro inspirado, o Verdão sofria com um Elder Granja vacilante na marcação de Juan. Quando o Flamengo se ajeitou atrás, o camisa 6 carioca achou espaço para tripudiar em cima da zaga de Luxemburgo. De início, o perigo era afastado com chutões, mas logo as tentativas dos visitantes passaram a dar certo.

Juan chegava à linha de fundo constantemente em busca de Diego Tardelli, Ibson ou Obina. Os três, porém, falhavam nas conclusões. E, assim, a melhor chance do primeiro tempo foi criada por um volante de Caio Júnior, que aproveitou o desespero dos donos da casa que corriam para o ataque esquecendo da defesa.

Aos 33 minutos, quando os palmeirenses buscavam jogadas com um Valdívia, que estava mais aceso do que nos últimos jogos, e Diego Souza, Jaílton foi esperto, roubou a bola, partiu em direção a desguarnecida retaguarda alviverde, tabelou com Obina e perdeu o gol cara a cara com Marcos.

O lance antecedeu uma seqüência de escanteios a favor dos rubro-negros. O Palmeiras, desorganizado, esperava pelo fim do primeiro tempo para se ajeitar. Mesmo assim, ainda teve boa chance em arremate de Valdívia de fora da área antes de seguir para o intervalo.

E a conversa de Luxemburgo no intervalo surtiu efeito rapidamente. Graças a um renascimento de Valdívia. Apagado nos últimos tempos, o camisa 10 começou a segunda etapa salvando um erro de passe de calcanhar de Kléber, chutando com perigo em cima de Bruno. Pouco depois, o chileno foi decisivo.

Principal jogador do time, o craque do Campeonato Paulista dominou bola lançada no meio-campo e apontou para Sandro Silva passar. O volante, substituto de Pierre, obedeceu, recebeu livre na área e disparou no ângulo de Bruno para abrir o placar do Palestra Itália.

Em vantagem, o Palmeiras tratou de se aproveitar do nervosismo flamenguista e Luxemburgo colocou Léo Lima para não deixar Juan aparecer. O lateral rubro-negro realmente foi “apagado” pelos alviverdes e o segundo gol quase aconteceu em contra-ataque que Kléber concluiu rente à trave de Bruno. Na seqüência, porém, os cariocas voltaram a assustar.

Se a lateral-esquerda estava fechada, a zaga mandante falhava e dava espaços para a chegada dos meio-campistas adversários. Desta maneira, o empate não aconteceu aos 24 minutos porque Marcos fez ótima defesa em arremate de Ibson da entrada da área. E o lance foi repetido seguidas vezes com Cristian. Sorte do Verdão que os campeões cariocas não estavam com a pontaria afiada.

Na seqüência da partida, a aposta alviverde ficou em descidas rápidas, já sem Valdívia e Diego Souza, que deixaram o campo aclamados pela torcida. Por duas vezes, as tentativas foram efetivas, mas Kléber jogou fora duas preciosas chances de definir o confronto. O duelo entre campeões estaduais, entretanto, terminou com a vitória paulista. A nota ruim fica com Léo Lima, que conseguiu ser expulso nos acréscimos por falta dura em Airton.

FICHA TÉCNICA (veja como foi lance a lance)
PALMEIRAS 1 X 0 FLAMENGO

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 30 de julho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha e Paulo Ricardo Conceição (ambos do RS)
Público: 26.854 pessoas
Renda: R$ 780.035,00
Cartões amarelos: Gladstone e Valdívia (Palmeiras); Dininho (Flamengo)
Cartão vermelho: Léo Lima (Palmeiras)

Gol:
PALMEIRAS: Sandro Silva, aos sete minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Marcos; Elder Granja, Jéci, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Jumar, Diego Souza (Léo Lima) e Valdívia (Maicosuel); Kléber e Alex Mineiro (Denílson)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Dininho) e Juan; Jaílton, Cristian, Toró (Airton) e Ibson; Diego Tardelli e Obina (Maxi Biancucchi)
Técnico: Caio Júnior

Leia também:


Leia mais sobre: Palmeiras Flamengo Campeonato Brasileiro Valdívia

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo