iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/07 - 11:16

Slavia Praga em busca do bicampeonato tcheco
Gambrinus Liga começa neste final de semana e Slavia e Sparta Praga devem monopolizar mais uma vez a disputa pelo título tcheco

Trivela.com

PRAGA (Rep. Tcheca) - No Leste Europeu, sem dúvida a Gambrinus Liga é uma das competições mais fortes da região. O Campeonato Tcheco reúne times fortes, que costumam chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões e sempre revelam craques promissores do país. Neste final de semana, acontece a primeira rodada da 17ª edição do torneio. Entre os favoritos, nenhuma surpresa.

Slavia e Sparta Praga, atuais campeão e vice-campeão, respectivamente, devem mais uma vez brigar pelo título. Por fora, corre o Banik Ostrava.

O elenco do atual campeão Slavia Praga sofreu profundas mudanças. Jogadores importantes, como o defensor Ondrej Sourek, o meia Daniel Pudil e o atacante Jan Blazek deixaram a equipe. O primeiro acertou com o Zilina e os dois últimos retornaram ao Slovan Liberec, após o Slavia não conseguir mantê-los após o período de empréstimo.

No mercado de contratações, a diretoria agiu com pouca intensidade e o único reforço para o técnico Karel Jarolim foi o zagueiro Ronald Siklic, que chegou do Slaven Belupo-CRO. Além deles, apenas outros atletas que voltaram de empréstimos em diversos clubes.

Já o Sparta Praga espera recuperar o posto máximo da Gambrinus Liga nesta temporada. Para isso, o clube buscou bons e importantes reforços. Entre eles, repatriou o experiente meia de 34 anos, Patrik Berger, que estava no Stoke City-ING, e o veterano goleiro Jaromir Blazek, 35 anos, que defendeu o Nuremberg-ALE na última Bundesliga.

O clube também acertou o retorno do zagueiro Stepan Kucera à AXA Arena, por empréstimo, após alguns meses sem muitas chances no Brugge-BEL, além do lateral-esquerdo Marian Had, que pertence ao Lokomotiv Moscou-RUS, mas estava emprestado ao Sporting-POR.

Fora o Banik Ostrava, que deve incomodar os dois grandes do país e manteve o artilheiro Vaclav Sverkos no elenco, Brno, Teplice e Mladá Boleslav são as outras forças da Gambrinus Liga, que conta com 16 times.

Bola rolando na Romênia

No último final de semana teve início a Liga I, o Campeonato Romeno. Para quem não sabe, no ranking da Uefa a competição figura na sétima posição, atrás somente das ligas de Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha e Rússia. Para este ano, a disputa será acirrada entre as principais forças do país.

Os grandes da capital Bucareste terão que correr atrás do surpreendente Cluj, da Transilvânia, que na última temporada ficou com o título e a vaga direta do país na fase de grupos da Liga dos Campeões. No entanto, a tarefa não será fácil.

O Cluj manteve grande parte de sua Torre de Babel e ainda foi buscar vários reforços, em diversas partes do planeta. Aumentaram os brasileiros (Hugo Alcântara, ex-Belenenses-POR) e argentinos (Cristian Sánchez Prette, ex-Huracán-ARG, e Gustavo Andrés Oberman, ex-Argentinos Juniors-ARG), e ainda surgiram um uruguaio (Alvaro Pereira, ex-Argentinos Juniors-ARG) e um burquinense (Yssouf Koné, ex-Rosenborg-NOR). Agora, dos 31 jogadores do elenco oficial do Cluj, somente sete são romenos.

Steaua, Dinamo e Rapid Bucareste também se reforçaram. O Steaua, por exemplo, foi buscar o colombiano Juan Carlos Toja, que estava no Dallas-EUA. O Dinamo repatriou o atacante Marius Niculae, ex-Inverness-ESC, e ainda contratou o venezuelano Gualberto Campos, ex-Caracas. Por fim, o Rapid acertou com o brasileiro Cláudio Pitbull, que veio do Porto-POR, na negociação do lateral Cristian Sapunaru.

Confira os resultados da primeira rodada da Liga I: Universitatea Craiova 1x1 Politehnica Iasi, Brasov 1x0 Unirea Urziceni, Pitesti 1x1 Timisoara Magera, Gloria Buzau 0x1 Farul, Rapid Bucareste 3x0 Gloria Bistrita, Gaz Metan 2x2 Otelul, Otopeni 0x4 Cluj e Pandurii 1x1 Dinamo Bucareste (gol do Pandurii foi marcado por Alexandru Piturca, filho do treinado da seleção romena). Vaslui e Steaua completam a rodada nesta quarta.

Copa Intertoto

Acabou a Copa Intertoto, mas dessa vez para valer. Esta foi a última edição do torneio que, para quem gosta de futebol alternativo, sempre foi um atrativo à parte. No entanto, a saideira da Intertoto não foi das melhores para os times do Leste Europeu.

Das três equipes da região que chegaram à terceira e decisiva fase, somente uma conseguiu avançar para a Copa Uefa no último final de semana. Após ter vencido o Neftchi, no jogo de ida, no Azerbaijão, o Vaslui, da Romênia, garantiu um inédito acesso à segunda competição mais importante da Europa. A equipe, da pequena cidade com o mesmo nome e população de apenas 70 mil pessoas, chega à Copa Uefa com apenas seis anos de existência.

O mais provável é que logo na segunda rodada do torneio – para onde a Intertoto leva – o Vaslui já tenha adversários bem mais complicados. Vai precisar de sorte para avançar, apesar de ter jogadores bem experientes da liga romena.

Já os outros dois representantes do Leste Europeu não tiveram a mesma competência, apesar de terem encarado rivais bem mais complicados do que um time azari.

Na Bulgária, o Chernomorets Burgas precisava de um milagre para reverter a vantagem adquirida pelo Grasshoppers na Suíça. A vitória por 3 a 0 dava enorme tranquilidade aos suíços, que, no final, ainda venceram a segunda partida por 1 a 0.

Já o Honved decepcionou sua torcida. Após segurar um 0 a 0 com o forte Sturm Graz, na Áustria, precisaria apenas de uma vitória simples em Budapeste para garantir a classificação. Marcou 1 a 0 com Smiljanic logo com oito minutos de jogo. A partida parecia controlada pelos húngaros, mas aos 27 minutos Beichler empatou, e cinco minutos depois, Mario Haas marcou o gol da eliminação do Honved.

Liga dos Campeões

Jogos de ida da 2ª fase preliminar – volta: 06/jul (a coluna será atualizada no final de tarde)

Inter Baku (Azerbaijão) 1x1 Partizan (Sérvia)

Tampere United (Finlândia) x Artmedia Petrzalka (Eslováquia)

Sheriff Tiraspol (Moldávia) x Sparta Praga (Rep. Tcheca)

Aalborg (Dinamarca) x Modrica (Bósnia)

Beitar Jerusalem (Israel) x Wisla Cracóvia (Polônia)

Fenerbahçe (Turquia) x MTK (Hungria)

Domzale (Eslovênia) x Dinamo Zagreb (Croácia)

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo