iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/07 - 22:46

Santos busca o primeiro triunfo fora de casa diante do Inter

O Colorado não pode nem pensar em perder em casa, pois ficaria mais distante do G-4

Gazeta Esportiva

PORTO ALEGRE - Após golear o Vasco por 5 a 2, no último domingo, na vila Belmiro, o Santos deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro. Depois dos três pontos diante dos cariocas, o Peixe terá a chance, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília) contra o Internacional no Beira Rio, de finalmente sair da zona do rebaixamento.

Já o Colorado, não pode nem pensar em perder em casa, pois ficaria mais distante do G-4.

Mas, não será nada fácil para os comandados do técnico Cuca, que vão precisar realizar um feito inédito: vencer fora de casa, o que os santistas ainda não fizeram neste Brasileirão. Até o momento, o time disputou sete partidas longe de seus domínios: perdeu cinco e empatou duas. Levou 17 gols e fez apenas quatro. Para o treinador, um bom resultado fora da Vila é o que está faltando para que a equipe embale na competição.

No entanto, a vitória não basta para afastar de vez o fantasma do rebaixamento, já que o Santos, 18º colocado, com 14 pontos ganhos, está dois atrás de Portuguesa e Vasco, que jogam em casa contra o Fluminense e Atlético MG, respectivamente. Assim, os torcedores do Peixe, além de torcerem pela quebra do tabu, terão também de secar os concorrentes à zona do perigo.

Outra possibilidade seria uma derrota Goiás (com três pontos a mais do que o Santos) para o Botafogo no Rio de Janeiro. Neste caso, o time esmeraldino poderia ser superado no critério de desempate.

O Internacional, por sua vez, é o oitavo colocado com 22 pontos ganhos, e está há quatro da zona de classificação à Copa Libertadores 2009. E se o Colorado for derrotado em seus domínios, além de perder de vista o G-4 ainda se aproximaria da área do rebaixamento da competição.

Para o compromisso diante dos gaúchos, o técnico Cuca deve mexer duas peças em relação à equipe que goleou o Vasco na Vila Belmiro. Sem poder contar com o lateral-direito Apodi, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador confirmou que o meia equatoriano Quinõnez jogará improvisado no setor. Desta forma, Fabiano reserva imediato de Apodi fica como opção.

Cuca terá ainda à disposição dois jogadores do sistema defensivo que retornam de suspensão: Marcelo e Fabão. Mas apenas o primeiro deverá formar o tripé de zagueiros do Santos ao lado de Domingos e Fabiano Eller. Porém, o treinador poderá escalar o Peixe com apenas dois zagueiros e mais dois volantes. Neste caso, tanto Marcelo, quanto Fabão ficam no banco de reservas.

Já o volante Adriano que segue o tratamento intensivo, até a preleção de Cuca, para se recuperar da pancada sofrida no joelho contra os cariocas, não deve ser problema. Por último, o atacante paraguaio Nelson Cuevas, restaurado de uma lesão, foi liberado para acompanhar o nascimento de seu filho, no Paraguai. Mesmo que não fosse liberado, o atacante ficaria na reserva santista, uma vez perdeu a posição para o jovem Maikon Leite, um dos destaques do time na última partida.

O Internacional, por sua vez, terá um desfalque de peso contra o Peixe. O meia Alex, principal destaque do time no Brasileirão, sofreu uma distensão na coxa direita, e, segundo o departamento médico do Colorado o atleta, autor de quatro gols na competição, não poderá jogar por aproximadamente 21 dias.

Já o atacante Nilmar, artilheiro da equipe com sete gols, saiu de campo lesionado, na derrota por 1 a 0 frente ao Ipatinga. O atacante, que teve uma leve torção no joelho direito durante o jogo, mas ficou no gramado até o final da partida, é dúvida. O artilheiro segue com o tratamento intensivo, e se não puder jogar, Guto será o substituto.

'Logo nos primeiros minutos eu fui cabecear a bola e caí mal. Sair com dois minutos seria complicado. O joelho inchou depois do jogo. Os médicos olharam, estou tratando, passando gelo, agora é esperar para ver se melhora', analisou o atacante Nilmar.

Em compensação, o técnico Tite poderá ter dois reforços diante dos santistas. O lateral-direito Ricardo Lopes, recuperado de lesão muscular e o zagueiro Índio, que cumpriu suspensão na derrota deste sábado, retorna à equipe e fica com a vaga ocupada pelo colombiano Orozco.

FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL X SANTOS


Local: Estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30 de julho de 2008 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Djalma Beltrami (Fifa/RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

INTERNACIONAL: Clemer; Ricardo Lopes (Ângelo) Índio, Danny Morais e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Nilmar (Guto)
Técnico: Tite

SANTOS: Douglas; Quiñonez, Domingos e Fabiano Eller; Kleber; Adriano (Marcelo) Dionísio, Michael e Molina; Maikon Leite e Kléber Pereira
Técnico: Cuca


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo