iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/07 - 16:00

Liga confirma rebaixamento do Boavista
Clube 'axadrezado' foi punido por seu envolvimento no 'Apito Dourado'. Paços de Ferreira recupera lugar na primeira divisão

Trivela.com

LISBOA (Portugal) - O Boavista vai mesmo disputar a segunda divisão portuguesa na temporada 2008/9. Nesta terça-feira, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional recusou a medida cautelar apresentada pelo clube 'axadrezado' contra a decisão do Conselho de Justiça da federação portuguesa (FPF). O Paços de Ferreira foi beneficiado pela decisão e permanecerá na elite.

A punição ao Boavista foi uma conseqüência do escândalo de manipulação de resultados que ficou conhecido como 'Apito Dourado'. O clube foi considerado culpado por tentativa de coação de árbitros das partidas contra Benfica, Belenenses e Acadêmica durante a temporada 2003/4.

O Porto, também envolvido no escândalo, foi punido com a perda de seis pontos na temporada 2007/8, o que não lhe impediu de conquistar o título. Os 'Dragões' chegaram a ser suspensos da Liga dos Campeões pela Uefa, mas a entidade européia anulou a decisão pela falta de uma sentença definitiva pelos órgãos portugueses. Qualquer punição aplicada valerá para 2009/10.

O rebaixamento obriga o Boavista a entrar na primeira fase da Copa da Liga Portuguesa, já neste fim de semana. O time enfrentará o Sporting da Covilhã, que seria o adversário do Paços de Ferreira. O time da 'cidade do móvel', por sua vez, iniciará a disputa da competição eliminatória na segunda fase.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo