iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

26/07 - 21:36

Verdão desafia “trauma de visitante” contra o líder Grêmio

Enquanto Grêmio luta para manter a liderança no Olímpico, Fla pode reassumir a ponta se bater o Botafogo no Maracanã

Gazeta Esportiva

PORTO ALEGRE - Tudo aponta a favor do Grêmio para o jogo deste domingo contra o Palmeiras, às 16 horas (de Brasília), no estádio Olímpico. Além de contar com o apoio da torcida, o time gaúcho assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro na última rodada com uma exibição de gala diante do Figueirense e também conta com uma fragilidade do rival: o Verdão tem um péssimo desempenho como visitante.

Os jogos do Palmeiras fora de casa já viraram um verdadeiro trauma. Em sete apresentações longe do Palestra Itália, o time paulista obteve somente uma vitória e apresenta um aproveitamento preocupante, apenas 23,8% dos pontos conquistados.

“Sempre foi difícil jogar com o Grêmio, independentemente da situação, mas vamos montar uma boa equipe para que a gente possa fazer grande jogo em Porto Alegre. Temos que tentar jogar bem fora de casa”, decreta o atacante Alex Mineiro.

Para pensar em um bom resultado na capital gaúcha, o Palmeiras deve melhorar o desempenho defensivo. Até o momento, o campeão paulista levou 18 gols em 14 apresentações. Nas últimas duas partidas, o time foi vencido cinco vezes por Goiás e Santos, dois adversários que se encontram na zona de rebaixamento.

No recente clássico contra o Santos, o técnico Vanderlei Luxemburgo chegou a utilizar três zagueiros na equipe: Maurício, Jéci e Gladstone. Mesmo assim, as falhas continuaram. “É muito difícil, porque a gente não treina e temos apenas dois dias de intervalo entre um jogo e outro”, lamenta o goleiro Marcos.

Os desfalques continuam como um sério obstáculo ao trabalho de Luxemburgo. O Palmeiras irá enfrentar o líder do Campeonato Brasileiro sem o seu principal armador. O chileno Valdívia está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Os zagueiros David e Gustavo, os volantes Pierre, Martinez e Léo Lima e o meia Evandro também permanecem fora da equipe. Em contrapartida, as novidades são as voltas dos meio-campistas Sandro Silva e Denilson, do lateral-direito Elder Granja e do atacante Kléber.

Experiente, Marcos acredita na capacidade de Luxemburgo para armar uma boa estratégia contra o líder do Brasileirão. “É um técnico que surpreende. Quando você pensa que ele vai entrar com três zagueiros, abre o time com quatro atacantes”, lembra o camisa 12.

Pés no chão
Foi difícil conter a empolgação da torcida do Grêmio após a goleada por 7 a 1 diante do Figueirense, em Florianópolis. Neste momento, a experiência do meio-campo Tcheco é fundamental para passar tranqüilidade aos companheiros de time.

“Estamos felizes com todo o carinho dos torcedores, mas não disputamos nem metade das partidas da competição”, ressalta o camisa dez, que ainda falou sobre o resultado do jogo em solo catarinense. “Foi atípico”, emenda.

Tcheco ressalta o equilíbrio conquistado pelo Grêmio na primeira parte do Campeonato Brasileiro. A defesa gaúcha é a melhor da competição, com somente 11 gols sofridos. “Todo o time fez um grande jogo contra o Figueirense”, finaliza o camisa dez.

No jogo deste domingo, o principal desfalque gremista é o lateral-direito Paulo Sérgio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Léo é dúvida, mas, em contrapartida, o técnico Celso Roth deve contar com a volta do zagueiro Réver.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PALMEIRAS

Local: Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de julho de 2008, domingo
Horário: 16 horas (em Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Cláudio Jose de Oliveira Soares (ambos do RJ)

GRÊMIO: Victor, Léo (William Thiego), Pereira e Réver; Felipe Mattione, Willian Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.
Técnico: Celso Roth

PALMEIRAS: Marco; Jéci, Gladstone e Maurício; Elder Granja, Jumar (Denilson), Sandro Silva, Diego Souza e Leandro; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm e Gazeta Press

Duelo dos desesperados
Santos e Vasco duelam na Vila Belmiro em busca de sair da situação incômoda na classificação

Topo