iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

23/07 - 09:51

Vasco e Fluminense duelam para subir no Brasileiro

Para evitar mais decepções, clubes cariocas jogarão um clássico em busca da reação nos dois lados; toda a rodada do Brasileirão terá acompanhamento lance a lance do placar iG

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Cumprindo campanhas abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro, Vasco e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã, em jogo da 14ª rodada. O Tricolor, com 12 pontos, vive situação mais delicada, pois se encontra na zona de rebaixamento.

Mas os vascaínos, com 14 pontos, acumulam três jogos sem vencer e precisam se reabilitar para salvar o emprego do técnico Antônio Lopes.

Em São Januário, os dirigentes apareceram no campo nesta semana para se reunir com o elenco pedindo empenho no clássico. Mas dentro das quatro linhas, os jogadores negam qualquer tipo de corpo mole devido aos salários atrasados.

“Todo mundo aqui no Vasco está querendo vencer. O grupo está bem unido, mas infelizmente os resultados não estão vindo. Mas não vamos baixar a cabeça, pois temos que continuar trabalhando para que as vitórias cheguem o mais rápido possível”, comentou o goleiro Tiago.

E as atenções também estarão voltadas para o atacante Leandro Amaral, que enfrentará o Fluminense pela primeira vez desde que perdeu ação na Justiça e teve que retornar ao Vasco. O jogador garante não viver nenhuma expectativa especial por ter o Tricolor como adversário nesta quarta-feira.

“Não tem nada de especial, a não ser pelo fato de ser um clássico. Mas vou me entregar e me dedicar como se fosse contra outra equipe qualquer”, comentou Leandro, que enfrenta jejum de quatro jogos sem marcar gols.

Apesar do mau momento vivido por ele e pelo Vasco, Leandro Amaral confia em uma arrancada a partir do clássico contra o Tricolor. “Se a gente conseguir esta vitória acredito muito que as coisas vão melhorar para a gente, pois a confiança vai voltar para todos os jogadores e a torcida também vai passar a confiar mais no time. Acho que esse jogo, para a gente, é como uma decisão”.

Para esta quarta, o Vasco contará com o retorno do atacante Edmundo, poupado no último final de semana. Já o volante Jonílson, com uma lesão no tornozelo direito, foi vetado pelos médicos cruzmaltinos e não estará em campo. A escalação só será divulgada nos vestiários, pois Lopes tem dúvidas. Pablo, que está sendo negociado com o futebol espanhol, dá lugar a Edu.

Embalar de vez no Campeonato Brasileiro e largar a zona de rebaixamento. Esse é o pensamento do Fluminense para encarar o Vasco. Depois de vencer o Figueirense por 1 a 0, o Tricolor planeja superar o rival e depois passar pelo Cruzeiro, também no Maracanã, fechando com chave de ouro o planejamento de nove pontos nos três triunfos em casa. Porém o técnico Renato Gaúcho faz questão de assegurar que está pensando em cada degrau de uma vez.

“Foi muito importante aquela vitória contra o Figueirense porque continuamos pensando em ganhar todos os jogos em casa. Mas para que isso seja realizado até o fim do Campeonato Brasileiro temos que pensar em um compromisso de cada vez e estamos focados no Vasco. Será um jogo complicado, como qualquer clássico, e por isso precisamos do máximo de concentração em campo”, afirmou Renato Gaúcho.

Sabendo que o Fluminense precisa de qualquer maneira de um triunfo para tentar deixar a zona de rebaixamento, posição que incomoda a todos nas Laranjeiras, Renato Gaúcho garante uma postura ofensiva no clássico, minimizando os problemas de desfalques, mas respeitando o Vasco.

“Vamos partir com tudo em busca de um resultado positivo, pois não nos resta outra alternativa que não seja essa. Respeitamos muito o Vasco, mas temos a chance de encostar neste adversário. Sei que temos alguns desfalques, mas não adianta ficar lamentando, pois não vamos mudar essa situação a curto prazo. Temos que focar no clássico e fazer de tudo para ganhar”, afirmou Renato.

Os desfalques a que Renato Gaúcho se refere são muitos. Depois de perder o lateral-direito Gabriel e o meia Cícero, que se transferiram para o futebol europeu, o treinador agora não terá mais o zagueiro Thiago Silva e o meia Thiago Neves, que estão servindo a Seleção Brasileira que tentará a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Roger entra na zaga, enquanto Maurício e Tartá disputam posição no meio, dúvida que o treinador promete só desfazer no vestiário, minutos antes do confronto. Ainda lesionado, o goleiro Fernando Henrique segue afastado e Ricardo Berna mais uma vez será o dono da camisa 1.

FICHA TÉCNICA (Acompanhe o jogo lance a lance a partir das 21h50)
VASCO X FLUMINENSE

Local:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de julho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Wagner Santos e Ricardo Maurício Ferreira (ambos do RJ)

VASCO: Tiago; Eduardo Luiz, Vílson e Rodrigo Antônio; Wagner Diniz, Souza, Mádson, Morais e Edu; Leandro Amaral e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Rafael, Luiz Alberto, Roger e Júnior César; Fabinho, Maurício (Tartá), Arouca e Darío Conca; Dodô e Washington
Técnico: Renato Gaúcho


Leia mais sobre: Fluminense Vasco clássico

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm/Divulgação

Um retorno animal?
Edmundo será uma atração do clássico, depois de ter sido poupado no final de semana

Topo