iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

23/07 - 12:35

Flamengo busca reação contra uma Portuguesa “renovada”
Líder do Brasileirão há nove rodadas, o rubro negro quer espantar a má fase em São Paulo

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Há uma semana, o Flamengo tinha uma folga de cinco pontos na liderança do Campeonato Brasileiro. Duas derrotas depois, o Rubro-Negro viu sua diferença na ponta cair para apenas um ponto à frente do Grêmio. Desta maneira, o time tenta se recuperar diante da Portuguesa, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Canindé.

Enquanto os flamenguistas somam 26 pontos e brigam para continuar na frente, a Lusa tem 15 e se aproxima da zona de rebaixamento. A aposta de reabilitação da goleada sofrida para o lanterna Ipatinga na última rodada está na estréia do técnico Valdir Espinosa, que deve mudar metade do time que perdeu em Minas Gerais.

Também vindo de derrota na última rodada, para o Vitória, o Flamengo entra em campo com o incômodo jejum de dois jogos sem marcar gols, coincidentemente o mesmo período após a saída de Marcinho, que se transferiu para o futebol dos Emirados Árabes. Como Diego Tardelli não foi bem como substituto (ainda não marcou nenhuma vez neste Brasileiro), pode perder a vaga como parceiro de Souza para Maxi Biancucchi.

Entretanto, para buscar a recuperação, a principal esperança está nas voltas de Ronaldo Angelim e Juan, que não enfrentaram o Vitória. O zagueiro se recuperou de lesão muscular, enquanto o lateral-esquerdo cumpriu suspensão automática.

Apontado como o melhor da posição no Brasil por Caio Júnior, Juan preferiu não condicionar o último tropeço à sua ausência. “Em outras oportunidades, o time jogou completo e não foi bem. Isso não tem nada a ver. O time continua bem e precisamos trabalhar para seguir ali na frente”.

A dúvida da equipe e que será levada até os vestiários do Canindé fica por conta de Bruno. Recuperando-se de uma contusão no joelho, o goleiro viajou para São Paulo e fará um teste momentos antes da partida. Caso volte a reclamar de dores no local, Diego ganha chance.

Dúvidas também fazem parte da Portuguesa. Após dois dias como técnico no Canindé, Valdir Espinosa fará cinco mudanças na equipe. A principal delas deve ser a saída do volante Erick para Washington formar trio de atacantes com Diogo e Jonas. Desta maneira, Gavilán seria o único marcador no meio-campo. Mas a novidade ainda é um mistério.

Em relação às outras alterações, pelo menos três delas estavam previstas pelo antecessor Vágner Benazzi: o lateral-direito Patrício e o meia Edno, poupados do último jogo por cansaço muscular, voltam nas vagas de Wilton Goiano e Sidnei, respectivamente, além de Preto, que já cumpriu suspensão e fica com o lugar de Carlos Alberto.

A outra mudança é para fazer com que a Lusa supere a melhor equipe da competição até o momento. O zagueiro Ediglê teve estréia confirmada no lugar de Halisson e entra em campo com a missão de ajudar Bruno Rodrigo a tirar do clube o rótulo de pior defesa do Brasileirão.

Com a mexida em metade do time, Espinosa quer injetar confiança em seus novos comandados. “O Flamengo vem mordido, mas isso não nos assusta. Temos que usar isso para que os jogadores saibam a dificuldade que será enfrentar este adversário e possam se superar. O Campeonato Brasileiro é muito equilibrado, por isso eu acredito no nosso time. O futebol é jogado dentro de campo e é lá que as coisas serão definidas”, pregou.

E o elenco garante ter entendido o recado. “A chegada de um treinador sempre dá um novo gás e a gente espera que ele possa estrear com vitória. O Flamengo não está na liderança à toa, mas é uma partida para que gente possa voltar a ter confiança”, comentou o lateral-esquerdo Bruno Recife.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X FLAMENGO

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 23 de julho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e José Amilton Pontarolo (PR)

PORTUGUESA: Sérgio; Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Bruno Recife; Gavilán, Preto e Edno; Diogo, Washington (Erick) e Jonas
Técnico: Valdir Espinosa

FLAMENGO: Bruno (Diego), Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Jônatas e Ibson; Diego Tardelli (Maxi Biancucchi) e Souza
Técnico: Caio Júnior


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo