iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

22/07 - 12:49

Atacante português João Pinto anuncia aposentadoria do futebol
João Pinto pertenceu à chamada "geração de ouro" do futebol português ao lado de Luis Figo e Rui Costa

EFE

LISBOA (Portugal) - O atacante português João Pinto, de 36 anos, anunciou hoje sua aposentadoria do futebol profissional, mas manteve aberta a possibilidade de defender novamente a seleção do país caso seja convocado.

João Pinto pertenceu à chamada "geração de ouro" do futebol português ao lado de Luis Figo e Rui Costa, mas sua indisciplina levou a uma carreira mais irregular.

O novo técnico português, Carlos Queiróz, elogiou hoje "o talento extraordinário" de João Pinto, jogador descoberto por ele quando este tinha entre 13 e 14 anos.

João Pinto começou sua carreira aos 17 anos no Boavista, e logo se destacou nas seleções portuguesas de base. Com a sub-20, foi bicampeão mundial, em 1989 na Arábia Saudita e em 1991, em Portugal, quando acabou eleito o melhor jogador do torneio.

Em 1990, deixou o Boavista para tentar a sorte na Espanha, com o Atlético de Madri B, mas a experiência foi negativa e ele voltou a Portugal.

Em 1992, João Pinto foi para o Benfica, pelo qual foi campeão português na temporada 1993-1994. Em 2000, quando já era uma das estrelas da equipe, foi dispensado em decisão polêmica pelo então presidente do clube, João Vale e Azevedo, e assinou com o rival Sporting de Lisboa.

Também em 2000, o jogador disputou a Eurocopa na Bélgica e na Holanda, na qual chegou às semifinais com a seleção portuguesa, ao lado de Luis Figo e Rui Costa.

Em 2002, foi novamente campeão português, agora com o Sporting, clube o qual deixou dois anos depois, ao fim de seu contrato. O atacante voltou então ao Boavista, ficando até 2006, quando se transferiu para o Sporting de Braga, última equipe de sua carreira.

EFE mrl/ev/dp


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo