iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

20/07 - 20:13

Com Petkovic inspirado, Atlético-MG vira para cima do Coritiba
Agora, o Galo é o 16º colocado com 15 pontos. Com 17 pontos, o Coxa fica em décimo

Gazeta Esportiva

BELO HORIZONTE - O Atlético-MG venceu o Coritiba por 3 a 2, de virada, no início da noite deste domingo e terminou um jejum de seis jogos sem vencer. Agora, o Galo é o 16º colocado com 15 pontos. Com 17 pontos, o Coxa fica em décimo.

A partida começou com o Atlético-MG dando a impressão de que tentaria pressionar o adversário. Logo de cara, Marques cruzou e Castillo cabeceou por cima do gol. O primeiro ataque do Coritiba, no entanto, foi fatal. Na cobrança de escanteio, Marcou segurou Maurício e o árbitro marcou pênalti. Keirrison cobrou e abriu o placar, aos nove minutos.

Com o gol, o jogo ficou mais confortável para o time paranaense, que estabeleceu boa marcação e adotou a estratégia dos contra-ataques. A tática funcionou rapidamente. Aos 18, Rubens Cardoso cruzou da esquerda e César Prates, na tentativa do corte, jogou a bola contra as próprias redes.

O placar de 2 a 0 deixou o time da casa bastante nervoso. Havia poucos torcedores no Mineirão, já que boa parte da torcida boicotou esta partida em protesto contra a má campanha. Mesmo assim, ouviam-se vaias das arquibancadas. Renan, o jogador mais marcado pelo público, foi substituído por Petkovic ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos.

A entrada do sérvio mudou o rumo da peleja. Aos 30, ele pressionou a defesa, roubou a bola e foi à linha de fundo, pela esquerda. Com um cruzamento consciente, pôs Gedeon na cara do gol. Com um chute de primeira, o meia marcou o primeiro do Galo.

A partir daí, o Atlético-MG conseguiu impor a pressão que pretendia desde o início. O goleiro Vanderlei tornou-se o principal nome da partida, com belas defesas. As mais importantes foram em dois chutes de fora da área, de Márcio Araújo e Marques.

Mas estava difícil segurar Petkovic. No minuto final, o sérvio penetrou driblando pelo meio da área coxa-branca e foi derrubado por Rubens Cardoso. O próprio Petkovic foi para a cobrança e anotou o gol de empate.

Logo no início do segundo tempo, Rubens Cardoso entrou de sola numa dividida com César Prates, recebeu o segundo amarelo e deixou o Coritiba com dez jogadores. Com isto, o Atlético-MG obteve absoluto domínio territorial.

O goleiro Vanderlei continuou salvando a pele da equipe paranaense. Por duas vezes, saiu muito bem aos pés do atacante adversário, evitando prováveis gols de Eduardo e Castillo.

Aos 27 minutos, a pressão finalmente deu resultado. Mariano cruzou da direita, Castillo ajeitou de cabeça e Eduardo bateu firme, rasteiro, para virar a partida. Com o gol, o Galo se tornou um pouco mais cauteloso, mas manteve o jogo sob controle. Aliás, a tarefa ficou ainda mais fácil quando o Coritiba passou a jogar com nove, devido a uma entrada criminosa de Marlos sobre Petkovic. Eduardo ainda teve mais duas grandes chances, mas não conseguiu ampliar o marcador.

Agora, as duas equipes têm pouco tempo para se prepararem, pois a próxima partida já é na quarta-feira. O Coritiba enfrenta outro time mineiro. O jogo contra o Ipatinga será no Couto Pereira. Já o Galo terá um duelo de alvinegros, contra o Botafogo, no Engenhão.

 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 X 2 CORITIBA  (Veja como foi lance a lance)

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de julho de 2008
Horário: 18h10 (em Brasília)
Árbitro: Cléber Welington Abade (SP)
Assistentes: Márcio Luiz Augusto (SP) e Evandro Luís Silveira (SP)
Público: 6.569 pagantes
Gols:
CORITIBA: Keirrison, aos nove, César Prates (contra), aos 18 minutos do primeiro tempo.
ATLÉTICO-MG: Gedeon, aos 30, e Petkovic, aos 45 minutos do primeiro tempo e Eduardo, aos 27 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcos, Petkovic (Atlético-MG) e Rubens Cardoso (Coritiba).
Cartão vermelho: Rubens Cardoso, Marlos (Coritiba).

ATLÉTICO-MG: Édson; Mariano, Marcos, Vinícius (Eduardo) e César Prates; Serginho, Márcio Araújo, Renan (Petkovic) e Gedeon; Marques (Francis) e Castillo.
Técnico: Alexandre Gallo

CORITIBA: Vanderlei; Alex Silva (Henrique Dias), Felipe, Maurício e Ricardinho; Dirceu (Marlos), Rodrigo Mancha, Rubens Cardoso e Carlinhos Paraíba; Hugo e Keirrison (Veiga).
Técnico: Dorival Junior

Outros resultados:


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo