iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

20/07 - 10:48

Cheio de problemas, Santos encara Sport
O time da Baixada assumiu a lanterna do Brasileirão e agora tenta se recuperar em casa

Gazeta Esportiva

SANTOS - Um Santos diferente deve entrar em campo neste domingo, às 16 horas (de Brasília), diante do Sport na Vila Belmiro. A mudança do time, porém, não será apenas tática para enfrentar os pernambucanos. Após a goleada por 3 a 0 sofrida diante do Figueirense, que culminou com o pedido de demissão do técnico Cuca (que voltou atrás e permaneceu no cargo), o presidente do clube, Marcelo Teixeira, deu o ultimato e exigiu nova postura dos jogadores santistas.

“Nós vamos precisar que os jogadores tenham um empenho e um espírito de luta ainda maior. Tenho visto excelentes atletas que não rendem o desejado e outros que não reeditam atuações de outros campeonatos. Não temos tempo para alcançar resultados em longo prazo. Agora, todos têm de demonstrar vontade”, declarou Teixeira.

Cuca assumiu o Peixe na derrota para o Vitória por 1 a 0, em Salvador, em partida válida pela quinta rodada da competição. Aliás, há 43 dias na direção técnica do Santos, Cuca segue sem conquistar uma vitória no comando da equipe no Brasileirão. Em oito jogos, foram quatro derrotas e quatro empates. Com isso, o Peixe vive o drama do fantasma do rebaixamento.

Desta forma, caso o time siga tropeçando, o presidente do clube não garante a continuidade de Cuca na direção técnica do Peixe. Teixeira comunicou ainda que, se Cuca voltar a falar em demissão, aceitará o pedido do comandante alvinegro.

“Seria cômodo aceitarmos o pedido de demissão. Mas não é dessa maneira que desenvolvemos o trabalho. O Santos sempre deu e continuará dando total respaldo ao Cuca. Só não podemos novamente decidir por ele, caso a saída siga sendo o seu desejo”, afirmou.

Dentro de campo, Cuca tem muitos problemas para escalar o time que joga contra o Sport. O zagueiro Domingos e o atacante Wesley estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o goleiro Fábio Costa e o meia Robinho ainda se recuperam de contusão.

E, para complicar ainda mais o trabalho do treinador, o volante Rodrigo Souto foi suspenso por dois anos pela Fifa nesta sexta-feira, dia 18 de julho. O clube alvinegro já havia sido notificado pela Conmebol no dia 20 de junho, quando suspendeu o volante por dois anos em competições continentais.

O exame antidoping foi realizado na partida contra o San José, pela primeira fase da Copa Libertadores da América, no dia 19 de março, deste ano. A decisão da Fifa é oficial e, por isso, não será necessário qualquer julgamento ou pronunciamento por parte da entidade máxima do futebol.

Sem Rodrigo Souto, Cuca deve optar por Roberto Brum como segundo volante no meio-campo. Já o volante Adriano recebeu uma pancada no joelho na derrota por 3 a 0 contra o Figueirense e é dúvida. Em caso de Adriano não se recuperar a tempo, Adoniran será o substituto.

Em compensação, o atacante paraguaio Cuevas e o lateral Fabiano ficaram à disposição do treinador após serem registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os dois reforços, que foram apresentados na última terça-feira, devem estrear neste domingo.

O Sport, porém, sob o comando do técnico Nelsinho Baptista, vive um ano especial após os títulos Pernambucano e da Copa do Brasil. Aliás, o trabalho do treinador já vinha sendo exaltado antes mesmo da conquista da competição Sul-americana.

Mas, com os dois títulos, os jogadores se acomodaram. E no Brasileirão a história é diferente, o Leão da Ilha oscila bons e maus resultados. Tanto que ocupa apenas a 13ª posição da tabela, com 15 pontos.

Contra o Peixe, o treinador do Leão terá apenas um desfalque. O atacante Leandro Machado, 32 anos, sentiu uma lesão no joelho, que só será corrigida com cirurgia. Depois da contusão, o atacante decidiu deixar o Sport e, assim, encerrar a carreira. No entanto, a diretoria deve ainda tentar convencer o jogador a continuar. A vaga deixada por Leandro deve ficar com Roger. O ex-jogador de São Paulo e Palmeiras não vinha sequer sendo relacionado e receberá nova oportunidade no ataque pernambucano.

“O Roger teve um tempo para se recuperar e tem a sua chance para voltar ao time', comentou Nelsinho. Já o lateral Luisinho Netto e o volante Everton, que estiveram entre os titulares no primeiro semestre, novamente não foram relacionados e seguem fora da equipe por deficiência técnica.

FICHA TÉCNICA
SANTOS-SP x SPORT-PE

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 20 de julho de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)

SANTOS: Felipe; Marcelo, Fabão e Fabiano Eller; Fabiano, Roberto Brum, Adriano (Adoniran), Kleber e Michael; Cuevas e Kléber Pereira
Técnico: Cuca

SPORT: Magrão; Gabriel, Igor e Durval (César); Diogo, Daniel, Fumagalli, Sandro Goiano e Dutra; Carlinhos Bala e Roger
Técnico: Nelsinho Baptista


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo