iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

18/07 - 20:51

Pressionado, Flu desafia boa fase do Figueirense

Equipe carioca precisa vencer a qualquer custo para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO E FLORIANÓPOLIS - O Fluminense entra em campo neste sábado precisando desesperadamente de uma vitória sobre o Figueirense às 18h20 (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Derrotado por 3 a 1 pelo Palmeiras, em São Paulo, no meio de semana, o Tricolor segue na zona de rebaixamento com nove pontos conquistados.

E a tarefa promete ser das mais complicadas, uma vez que o Figueira vem motivado, com duas vitórias consecutivas, sendo a última um sonoro 3 a 0 no Santos, em Florianópolis. O time catarinense é o sétimo colocado, com 19 pontos, e se ganhar no Rio encosta de vez na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores.

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, reconheceu que a necessidade de vitória é real na partida deste sábado e que qualquer outro resultado será considerado desastroso. A pressão no Tricolor tem aumentado com a perda de jogadores importantes para o exterior e por causa de declarações polêmicas dadas no passado pelo treinador.

Quando o time carioca estava na decisão da Copa Libertadores, perdida para a Liga Deportiva Universitária (LDU), do Equador, Renato Gaúcho ironizou rivais dizendo que todos gostariam de trocar de lugar com ele e que o Fluminense 'brincaria' no Brasileirão.

”O Fluminense não conseguiu pontuar em São Paulo contra o Palmeiras, o que seria importante na nossa situação. Mas já que isso não foi possível não nos resta fazer nada que não seja fazer a lição de casa e garantir três pontos contra o Figueirense. Tenho certeza de que sair da zona de rebaixamento para nós é questão de tempo, mas quanto mais cedo conseguirmos isso melhor”, projetou o comandante tricolor.

Os jogadores do Fluminense também reconhecem que a necessidade de se conquistar os três pontos existe e por isso mesmo o apoio da torcida, que não tem faltado ao time, deverá ser mantido.

”Vamos precisar mais uma vez do Maracanã lotado, pois o time do Figueirense é um adversário muito complicado de ser batido e com toda a certeza vai nos dar muito trabalho. Precisaremos jogar com inteligência, atacando de forma constante, mas sem dar espaços para o contra-ataque”, alertou o atacante Washington.

Para este jogo, o Fluminense não terá o goleiro Fernando Henrique, vetado pelo departamento médico por causa de uma lesão na coxa esquerda. Ricardo Berna será seu substituto. O jogo marcará a despedida do zagueiro Thiago Silva e do meia Thiago Neves, que na segunda-feira se apresentam à seleção brasileira para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim. Como ambos estão nos planos do futebol europeu, podem nem retornar para as Laranjeiras.

Pelo lado do Figueirense o técnico Paulo César Gusmão tem problemas para armar o time. Ele não poderá contar com os volantes Magal e Diogo e com o meia Cleiton Xavier, todos suspensos. O primeiro foi expulso contra o Santos e os demais receberam o terceiro cartão amarelo. Dessa forma, Jackson, que vai estrear, e Leandro Carvalho formarão a dupla de volantes, enquanto Rodrigo Fabri assume o posto no meio-campo.

Em relação ao jogo, PC Gusmão minimizou os desfalques e a má fase do Flu, demonstrando confiar que seu time tem plenas condições de conquistar os três pontos. “Em qualquer situação na tabela de classificação o Fluminense será sempre um adversário complicado de ser batido, ainda mais precisando muito da vitória. Mas meu grupo é forte, vem subindo de produção e temos condições de conquistarmos um bom resultado”, analisou o técnico.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x FIGUEIRENSE

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de julho de 2008, sábado
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Ribeiro (MG)
Assistentes: Jair Félix (MG) e Guilherme Camilo (MG)

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Dodô e Washington
Técnico: Renato Gaúcho

FIGUEIRENSE: Wilson; Anderson Luis, Bruno Perone, Asprilla e William Matheus; Leandro Carvalho, Jackson, Rodrigo Fabri e Marquinho; Tadeu e Edu Sales
Técnico: Paulo César Gusmão


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo