iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

17/07 - 14:36

Campanha santista é 16% inferior à da queda corintiana
O time detém seu pior aproveitamento em 37 anos de história do Campeonato Brasileiro

Gazeta Esportiva

SANTOS - O torcedor do Santos está preocupado com a possibilidade de ver seu time na Série B do Campeonato Brasileiro em 2009 e tem motivos de sobra para isso, não apenas pelo fraco futebol que o time vem apresentando, mas pelos incontestáveis números da campanha atual da equipe (ainda) dirigida por Cuca.

Além de o time deter seu pior aproveitamento em 37 anos de história do Campeonato Brasileiro, com apenas 22,2% dos pontos disputados, os números são assustadores quando comparados à campanha de um rival que acabou rebaixado na competição do ano passado: o Corinthians.

Em 2007, o Alvinegro do Parque São Jorge terminou o Brasileirão como um dos piores times da competição e foi parar na Série B nacional, mas o início da campanha corintiana foi bem superior ao do Peixe: 16,6% melhor, para ser exato.

Nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão 2007, o Corinthians conquistou 14 pontos, com três vitórias, cinco empates e quatro derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 38,8% dos pontos disputados.

O Timão chegou ainda a ficar seis rodadas invicto, com três vitórias e três empates, campanha que o colocou na co-liderança da competição. A queda só começou após perder a invencibilidade para o Palmeiras, na sétima rodada, acumulando tropeços contra Sport, Internacional e Náutico e empates ante São Paulo e Fluminense.

Por outro lado, a equipe do Parque São Jorge não passou, no início do Brasileirão 2007, um período tão longo sem vitórias como o que os santistas enfrentam. A última (e única) vitória do Peixe na competição aconteceu na longínqua segunda rodada, quando a equipe ainda era comandada por Emerson Leão: 4 a 0 sobre o Ipatinga, ironicamente, o único time que insiste em ficar abaixo do Peixe na tabela de classificação.

Desde o encontro contra o time do Vale do Aço, o Peixe entrou em campo mais dez vezes: perdeu para Cruzeiro (4 a 0), Vitória-BA (1 a 0), Goiás (4 a 0), Atlético-PR (1 a 0) e Figueirense (3 a 0) e empatou com São Paulo (0 a 0), Fluminense (1 a 1), Portuguesa (0 a 0), Grêmio (1 a 1) e Botafogo (2 a 2). O próximo compromisso do time praiano será complicado: domingo, contra o Sport, na Vila Belmiro.









































































































Início corintiano em 2007


Início santista em 2008

Corinthians

1 x 0
Juventude
Flamengo

3 x 1
Santos

Cruzeiro

0 x 3
Corinthians
Santos

4 x 0
Ipatinga

Corinthians

0 x 0
Atlético-MG
Cruzeiro

4 x 0
Santos

Santos

1 x 1
Corinthians
Santos

0 x 0
São Paulo

América-RN

1 x 2
Corinthians
Vitória-BA

1 x 0
Santos

Corinthians

0 x 0
Paraná
Fluminense

1 x 1
Santos

Corinthians

0 x 1
Palmeiras
Santos

0 x 4
Goiás

Sport

2 x 1
Corinthians
Portuguesa

0 x 0
Santos

Corinthians

1 x 1
Fluminense
Atlético-PR

1 x 0
Santos

Corinthians

1 x 1
São Paulo
Santos

1 x 1
Grêmio

Internacional

3 x 0
Corinthians
Santos

2 x 2
Botafogo

Corinthians

0 x 3
Náutico
Figueirense

3 x 0
Santos

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo