iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

16/07 - 21:47

Na estréia de Ney diante da torcida, Botafogo goleia o Ipatinga
Com o resultado, o Botafogo subiu para o décimo lugar com 15 pontos, enquanto o Ipatinga segue na lanterna

Gazeta Esportiva

 
RIO DE JANEIRO - Na estréia do técnico Ney Franco diante da torcida alvinegra, o Botafogo goleou o Ipatinga por 4 a 0, em partida disputada na noite nesta quarta-feira, no Engenhão, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro, que mostrou um bom futebol, não teve a menor dificuldade para superar seu fraco adversário, que em nenhum momento ameaçou a vitória do clube carioca.

Com o resultado, o Botafogo subiu para o décimo lugar com 15 pontos ganhos enquanto o Ipatinga segue na lanterna da competição com apenas sete pontos ganhos. O atacante Gil fez sua estréia com a camisa alvinegra e se comportou de forma discreta nos minutos em que esteve em campo. Na próxima rodada, o Botafogo vai ao Morumbi encarar o São Paulo enquanto o Ipatinga vai receber a Portuguesa, no Ipatingão.

O Botafogo começou pressionando e logo marcou o primeiro gol aos cinco minutos. Após receber a bola em cobrança de falta, Triguinho rolou para Zé Carlos que acertou um belo chute de fora da área e colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro Rodrigo Posso. A vantagem entusiasmou a equipe alvinegra que não concedia espaços para o Ipatinga se encontrar dentro da partida. Aos 10 minutos, Zé Carlos cruzou da esquerda e Túlio pegou de voleio mas mandou a bola por cima do gol.

A defesa alvinegra quase não era exigida, o que permitia que o lateral Thiaguinho tivesse condições de apoiar constantemente o ataque. Aos 18 minutos, Wellington Paulista comprovou que a sua má fase passou realmente. Ele se aproveitou de erros sucessivos da defesa mineira para invadir a área a acertar uma bomba sem qualquer defesa para o goleiro do Ipatinga.

Com dois gols de vantagem, o Botafogo reduziu um pouco o seu ritmo mas continuou bem melhor dentro da partida, já que o Ipatinga encontrava sérias dificuldades pra se organizar. O time dirigido por Ney Franco continuava ditando as ordens dentro da partida e teve chances de ampliar aos 40 minutos com Lúcio Flávio, mas Rodrigo Posso defendeu com alguma dificuldade.

Aos 43 minutos, o Botafogo marcou o terceiro gol através de Jorge Henrique que aproveitou muito bem uma sucessão de falhas da defesa mineira para tocar sem chances para Rodrigo Posso.

O Ipatinga voltou modificado para o segundo tempo, mas nem bem tinha se arrumado em campo e já sofreu o quarto gol. Aos sete minutos, o lateral Thiaguinho fez um excelente passe para Jorge Henrique que apenas desviou de Rodrigo Posso para colocar a bola nas redes mineiras.

Aos 15 minutos, o técnico Ney Franco decidiu promover a estréia do atacante Gil, revelado pelo Corinthians. O jogador entrou no lugar de Lúcio Flávio, poupado por estar pendurado com dois cartões amarelos. Pelo mesmo motivo, o treinador também sacou André Luís e Wellington Paulista, descaracterizando a equipe que passou a jogar de forma mais burocrática e permitindo que o Ipatinga tentasse uma tímida reação.

Mas mesmo sem jogar com o mesmo ímpeto, o Botafogo seguiu criando as melhores oportunidades para marcar como aconteceu aos 32 minutos quando Túlio chutou de fora da área, Rodrigo Posso defendeu parcialmente e teve reflexo para evitar a conclusão de Jorge Henrique.

Nos últimos minutos, o time carioca apenas administrou a vantagem enquanto o Ipatinga que perdeu Jean contundido e ficou com dez homens, continuou lutando mas não teve força e competência para marcar, pelo menos, o seu gol de honra.

Assista aos melhores momentos da partida

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 x 0 IPATINGA

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de julho de 2008, quarta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Arilson da Anunciação (BA)
Assistentes: Adson Leal (BA) e Gelson Pimentel (ES)
Público: 10.007 pagantes
Cartões amarelos: Thiaguinho, Renato Silva e Jorge Henrique(B); Augusto Recife, Leandro Salino.
Gols: BOTAFOGO: Zé Carlos aos cinco minutos, Wellington Paulista aos 18 minutos e Jorge Henrique aos 43 minutos do primeiro tempo e aos sete minutos do segundo tempo.

BOTAFOGO: Castillo; Renato Silva, André Luis(Lucas Silva) e Triguinho; Thiaguinho, Túlio, Diguinho, Lucio Flavio(Gil) e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista(Leandro Guerreiro)
Técnico: Ney Franco

IPATINGA: Rodrigo Posso; Léo Oliveira, Tiago Vieira e Gian; Leandro Salino, Xaves(Márcio Gabriel), Augusto Recife, Sandro(Paulinho Dias) e Neto Baiano; Adeílson e Marinho(Luciano Mandi)
Técnico: Ricardo Drubscky


Leia mais sobre: Botafogo Ipatinga Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo