iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/07 - 08:31

Stevan Jovetic, um montenegrino na Itália
Fiorentina pagou 8 milhões de euros para contar com os gols do jovem atacante

Trivela.com

FLORENÇA (Itália) - Para a temporada 2008/09, a Fiorentina anunciou, em maio deste ano, uma jovem promessa proveniente de Montenegro, nação surgida após a divisão de Sérvia e Montenegro, antiga Iugoslávia. Trata-se do atacante Jovetic, de apenas 18 anos. O jogador já foi apresentado pela diretoria italiana no último dia 3 de junho e custou 8 milhões de euros aos cofres do clube de Florença.

Quem é Stevan Jovetic?

Jovetic nasceu no dia 2 de novembro de 1989 na cidade de Titograd, na antiga Iugoslávia, atualmente Podgorica, Montenegro. O atleta começou sua carreira nas categorias de base de um clube local chamado Mladost Podgorica e seguiu rapidamente para o FK Partizan de Belgrado no ano de 2003. Três anos depois, ascendeu ao time profissional. Em pouco tempo já assumiu a faixa de capitão de Antonio Rukavina, recém-saído do clube rumo ao Borussia Dortmund da Alemanha. Em duas temporadas no clube, Jovetic anotou, em jogos oficiais, 28 gols em 80 jogos. Mas uma das partidas em que mais chamou atenção foi diante do Zrinjski, no dia 2 de agosto de 2007 pela fase de qualificação da Copa da Uefa, quando fez 3 gols na goleada por 5 a 0 de sua equipe, seu primeiro “hat-trick” na carreira com apenas 17 anos. E na partida diante do grande rival nacional, Estrela Vermelha (Crvena Zvezda), no dia 5 de abril deste ano, marcou um belo gol empatando o confronto, na temporada em que o Partizan conquistou a Liga Nacional (a Meridian Super Liga) liderando a competição da segunda rodada até a última e terminando 5 pontos a frente de seu maior rival.

Ele fez parte também da seleção de Montenegro que disputou, em março de 2007, contra a Hungria, seu primeiro jogo. Com os mesmo 17 anos e representando seu país, Jovetic foi o capitão da seleção nos confrontos diante da Inglaterra na Fase de Classificação para a Euro Sub-21 do ano que vem. Pela equipe sub-21, ele fez 2 gols em 6 jogos.

Stevan é atacante, mas pode ser aproveitado também como um meia ofensivo. Foi dessa maneira que se destacou na Euro Sub-21, disputada em Luxemburgo no ano de 2006, ainda por Sérvia e Montenegro.

A nova aposta de Florença

O diretor da Fiorentina, Pantaleo Corvino, destacou a qualidade do atleta, que tem a possibilidade de formar dupla de ataque com o recém-chegado do Milan, Alberto Gilardino. Para o diretor, o clube buscou jogadores com grande potencial e Jovetic se encaixa nesse perfil.

Stevan Jovetic, em sua apresentação, declarou ter escolhido a Fiorentina pois o clube tem um elenco jovem e competitivo e confessou ter achado Florença uma grande e bela cidade. Para ele é o momento de crescer junto com o grupo. Jovetic disse estar realizando um sonho ao poder disputar a Série A do Campeonato Italiano, objetivo conquistado por um dos seus ídolos, o argentino Gabriel Batistuta. A Juventus teria tentado contratá-lo, mas o jogador preferiu Florença a Turim. Estrear na Liga dos Campeões seria outro sonho realizado pelo montenegrino. Jovetic chegou já demostrando muita vontade e interesse pela camisa de número 18 – deve vestir a 8 -, utilizada pelo italiano Riccardo Montolivo na temporada 2007/08. Declarou também conhecer alguns jogadores do elenco como o sérvios Kuzmanovic e Avramov, o atacante romeno Mutu e o italiano Donadel.

Jovetic é mais uma jovem promessa estrangeira que os italianos devem apostar para as próximas temporadas.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo