iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/07 - 08:31

Grandes em terras distantes
Independiente e Boca Juniors fazem pré-temporada na América do Norte

Trivela.com

SÃO PAULO - Independiente e Boca saíram da Argentina para viajar pela América do Norte durante a pré-temporada. Em seu primeiro amistoso, o Rojo foi derrotado por 2 a 1 pelo Columbus Crew, segundo colocado na conferência leste da Major League Soccer.

A partida foi realizada no estádio do oponente. Já no compromisso seguinte, o placar se repetiu, mas a favor do Independiente. O adversário foi o Atlanta Silverbacks, que pertence à segunda divisão e também atuou em casa.

Nesta terça-feira, o time de Avellaneda volta a campo para enfrentar, no Canadá, o Toronto Football Club, dono da quinta posição na conferência leste da MLS. Já os Xeneizes, que estão treinando nos EUA, ainda não disputaram nenhum jogo.

Todavia, a agenda tem dois confrontos marcados. Ambos no México, contra equipes locais: Tecos, último colocado no grupo 1 do Clausura 2008, no dia 23 de julho, e Dorados, da segunda divisão, três dias mais tarde.

Na excursão que está fazendo, o Independiente está sendo treinado por Cristian Saavedra, ajudante de campo de Claudio Borghi. São dois os motivos que fizeram com que Borghi não viajasse: o medo de avião e a preocupação com as contratações. Falando nisso, um reforço conhecido foi anunciado pelo Rojo. Trata-se do atacante Federico Higuaín, irmão de Gonzalo, do Real Madrid-ESP. A última camisa que Federico vestiu foi a do América do México. Com essa contratação, o Independiente quer suprir a saída de Germán Denis, que se transferiu para o Napoli-ITA. Denis foi o artilheiro do Apertura passado (18 gols) e do Independiente no Clausura deste ano (nove gols). Agora temos que esperar para ver se Federico consegue alcançar esse mesmo nível. O problema é que ele chega em baixa. Afinal, não estava nos planos de Ramón Díaz, atual treinador do América e que saiu do San Lorenzo após a 17ª. rodada do Clausura. Na Argentina, Federico já defendeu o River e o Nueva Chicago.

 

Menos um artilheiro em Avellaneda

Não é só o Independiente que disse ‘adeus’ ao seu artilheiro do Clausura. O Racing, seu maior rival, também passou por essa situação. Facundo Sava, autor de cinco dos 14 gols da Academia no torneio, acertou sua ida para o Arsenal. É uma mudança significativa para o atacante, pois o Racing não vive um bom momento – obteve sua permanência na divisão principal somente na repescagem, diante do Belgrano - e sua nova equipe vai disputar a Recopa Sul-Americana em agosto, contra o Boca.

O atleta não seria aproveitado pelo técnico Juan Manuel Llop no Racing. Aliás, Sava ficou sabendo disso através dos veículos de imprensa. Em relação à passagem que teve pelo último clube, ele disse o seguinte: “Até junho, deixei a vida pelo Racing. Joguei o melhor que pude e saio muito tranqüilo”.

No Arsenal, Sava será comandado pelo recém-chegado Daniel Garnero, que teve problemas nos últimos dias: as chuvas que caíram em Mar del Plata prejudicaram o estado dos campos de treinamento que seriam utilizados na pré-temporada. Então, Garnero resolveu tirar o elenco da cidade.



Zaga ou quebra-cabeças?


Realmente, o técnico Sergio Batista, da seleção olímpica da Argentina, não está dando sorte quando o assunto é jogador de defesa. Bayern de Munique-ALE, La Coruña-ESP e Real Madrid-ESP já haviam anunciado que não iriam liberar Demichelis, Coloccini e Heinze, respectivamente, para ir à China. Por causa disso, o trio acabou não sendo convocado. Entretanto, mesmo depois da convocação, um novo problema surgiu: a Internazionale não vai ceder Burdisso, um dos três que possuem mais de 23 anos – os outros são Mascherano e Riquelme.

Para o lugar de Burdisso, Batista chamou Nicolás Pareja, do Anderlecht-BEL. Na verdade, Pareja já estava na lista de suplentes do treinador. Desta vez, deu tudo certo. O clube belga não colocou obstáculos e agora Batista respira um pouco mais aliviado, mas cansado de tantas respostas negativas.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo