iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/07 - 13:24

Presidente da Uefa defende novas regras para o esporte
O ex-jogador francês Michel Platini, presidente da Uefa, se reuniu com os ministros de Assuntos Europeus de 27 países para concretizar a aprovação de normas específicas para cada um dos esportes, assim como o reconhecimento da autonomia das federações esportivas.

EFE

Platini compareceu à reunião, realizada na cidade francesa de Brest, como convidado de Jean-Pierre Jouyet, secretário de Estado da França para Assuntos Europeus.

O presidente da Uefa destacou a possibilidade de desenvolver, junto com a Comissão Européia (CE), a aplicação de leis que dariam ao esporte o marco legal necessário para proteger um modelo único para o continente.

"Precisamos de regras para proteger os verdadeiros valores do esporte. No entanto, estas normas devem ser escritas e interpretadas de modo que reconheçam a especificidade de cada esporte e a autonomia das instituições", afirmou Platini, acrescentando que esta "não é uma atividade econômica como qualquer outra".

"Precisamos de um marco legal que proteja a verdadeira essência e beleza do esporte: o educacional, social e os valores cívicos promulgados pela atividade esportiva", explicou.

Michel Platini ainda elogiou a proposta, que convenceu tanto a Assembléia Parlamentar do Conselho Europeu como o Parlamento Europeu (PE) duas vezes - a primeira em 2007 e outra este ano, quando foram aprovados os pontos-chave do documento.

"A Comissão Européia entendeu nossos desejos e propostas para o desenvolvimento destas normas, que contaram com a aprovação das federações de equipes esportivas européias", disse.

Finalmente, o presidente da Uefa lembrou que o esporte é uma das grandes disciplinas da Presidência de turno da França no Conselho Europeu, iniciada em 1º de julho: "É a primeira vez que sentimos que não somos simplesmente escutados, mas também entendidos", disse. EFE mzm/dp

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo